NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Parao Alto e Avante!




Por Elton Telles 

Com o anúncio dos indicados ao Oscar na semana passada, o Cinema Falado inicia a temporada de 2010 com uma série especial aos filmes lembrados pela Academia neste ano. Começaremos com a animação “Up – Altas Aventuras” (2009), dirigida por pelos animadores Pete Docter e Bob Peterson. O filme recebeu 5 indicações ao Oscar, incluindo as categorias Melhor Roteiro Original, Melhor Animação e a categoria máxima, Melhor Filme. Apresentado pelo trio de cinéfilos Thiago Ramari, Marcelo Bulgarelli e Elton Telles, o Cinema Falado vai ao ar nesta sexta-feira (12/02), às 21h, com reprises no domingo, às 18h; na segunda-feira, às 2h; quarta-feira, às 3h e na sexta-feira, às 5h.

Escrito pela dupla de diretores, ao lado do cineasta Tom McCarthy (conhecido pelos seus trabalhos independentes no cinema), “Up – Altas Aventuras” conta a história do idoso Carl Fredricksen, que após perder a companhia da esposa, torna-se uma pessoa solitária e amargurada. A casa em que Carl mora está localizada num ponto estratégico da cidade em que um arranha-céu está prestes a ser construído. Para não ser enviado a um asilo e não ter sua moradia destruída, já que o local tem um valor sentimental para ele, Carl decide amarrar milhares de balões no teto de sua casa e alçar voo. Sua intenção é chegar até o Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul, onde sua excompanheira sempre quis conhecer. Lá, Carl vai descobrir que não está sozinho e passará por aventuras inesquecíveis.

Fundada em 1986, os Estúdios Pixar se tornou uma referência em como se produzir um filme de animação. Há 24 anos, produziram dezenas de curtas-metragens, mas apenas em 1995, a empresa lançou seu primeiro longa-metragem: o renomado “Toy Story”. Desde então, a Pixar se supera a cada ano, combinando excelência em técnica e preocupação com um roteiro mais coerente e bem construído, como é o caso de “Procurando Nemo” (2003); “Os Incríveis” (2004); “Ratatouille” (2007) e “Wall-E” (2008). A Pixar é um antro de pessoas talentosas que não se preocupam apenas no (bom) entretenimento – como é o caso da Dreamworks, outra empresa do ramo – mas também se atenta a uma história mais humana, mais próxima dos espectadores, mais inteligente e sofisticada.

“Up – Altas Aventuras”, como o próprio subtítulo indica, é recheado de aventura, mas também tem boas doses de comédia e de cenas comoventes. O filme é o equilíbrio perfeito entre doçura e a melancolia, por isso é o típico exemplar que agrada a todas as idades. Vale a pena se divertir e se emocionar com Carl e sua trupe. Se vai levar o Oscar deste ano, ficaremos sabendo apenas no dia 7 de março, quando os vencedores forem revelados. No entanto, mais importante do que isso, é reconhecer o amadurecimento e humanismo que a Pixar injetou nas animações que produziu ao longo desses anos. E isso já é motivo suficiente para comemoração.


TÍTULO: UP - ALTAS AVENTURAS
TÍTULO ORIGINAL: UP
ANO: 2009
PAÍS DE ORIGEM: EUA
DIREÇÃO: PETE DOCTERE BOB PETERSON
ROTEIRO: PETE DOCTER, BOB PETERSON E TOM MCCARTHY
ELENCO: VOZES DE EDWARD ASNER, CHRISTOPHER PLUMMER, DELROY LINDO - NO BRASIL, A DUBLAGEM DO PROTAGONISTA FOI FEITA POR CHICO ANYSIO


Trailer


RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da tranmissão, através do sitehttp://www.radiocesumar.com.br/

Para participar do programa:
e-mail: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758

Nenhum comentário :