NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Tarantino é um bastardo



Por Elton Telles Continuando com a série especial do Oscar 2010, o Cinema Falado comentará nesta sexta-feira (26/02) um dos filmes que mais somou indicações na premiação deste ano. “Bastardos Inglórios”(2009), do cultuado Quentin Tarantino, recebeu 8 menções, incluindo as categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante. O programa é apresentado pelos cinéfilos Thiago Ramari, Marcelo Bulgarelli e Elton Telles, e vai ao ar, toda sexta-feira, às 21h, com horários alternativos no domingo, às 18h; na segunda-feira, às 2h; quarta-feira, às 3h e na sexta-feira, às 5h.(Confira nos links abaixo)

Apresentando uma estrutura dividida em capítulos, assim como a saga “Kill Bill” - filme anterior de Tarantino -, “Bastardos Inglórios” é ambientado na França durante a década de 1940, período em que o país estava ocupado por militares nazistas. Somos, logo no início, apresentados ao temível Coronel Hans Landa (Waltz), membro da SS conhecido como “caçador de judeus” e à Shossana (Laurent), uma jovem judia que teve sua família assassinada pelos soldados alemães. Em contrapartida, também passamos a conhecer um grupo de soldados norte-americanos que se autointitulam como “Os Bastardos”, liderado pelo Tenente Aldo Raine (Pitt). A missão dessa equipe é clara: matar nazistas. Quando um filme alemão, feito sob encomenda pelo regime implantando por Hitler, está prestes a ser exibido em um pequeno cinema francês, os Bastardos e Shossana arquitetam planos individuais para matar os responsáveis pelo Nazismo, dentre eles, o próprio Führer, que estará presente na sessão.

O diretor Quentin Tarantino, aos 46 anos, possui apenas 7 filmes em sua filmografia, o suficiente para deixar sua marca registrada e se consagrar como um dos diretores americanos mais autorais da atualidade. O estardalhaço de “Pulp Fiction”, em 1994, rendeu ao diretor reconhecimento mundial, uma Palma de Ouro no Festival de Cannes e o Oscar de Melhor Roteiro Original. A celebração da violência em detrimento de uma boa história enriquecida por ótimos diálogos colocou esse diretor cinéfilo no mapa – isso desde seu pequeno filme de estreia, “Cães de Aluguel”, de 1992. Desde então, Tarantino se dedica com afinco a cada novo filme que produz – o roteiro de “Kill Bill” e “Bastardos Inglórios”, por exemplo, levaram quase uma década para serem escritos.

Com clara influência do western spaghetti e do cinema oriental dos anos 70 e 80, Tarantino enriquece suas obras com referências a tantos outros filmes clássicos e, às vezes, relegados ao esquecimento. A trilha sonora de “Bastardos Inglórios” contém desde composições dos geniais Ennio Morricone e Elmer Bernstein até canções mais pops, como David Bowie. Apoiado por um elenco eficiente e pela técnica afiada, o mais novo filme de Quentin Tarantino respira e transpira Cinema. Se houver justiça na Academia, “Bastardos Inglórios” merece levar a estatueta de Melhor Filme. E se for preciso arrancar os escalpos dos demais concorrentes, tem total apoio dos três apresentadores do Cinema Falado. Yes, sir!


TÍTULO: BASTARDOS INGLÓRIOS
TÍTULO ORIGINAL: INGLOURIOUS BASTERDS
ANO: 2009
PAÍS DE ORIGEM: EUA
DIREÇÃO E ROTEIRO: QUENTIN TARANTINO
ELENCO: BRAD PITT, CHRISTOPH WALTZ, MÉLANIE LAURENT, MICHAEL FASSBENDER, ELI ROTH E DIANE KRUGER


TRAILER


RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da tranmissão, através do sitehttp://www.radiocesumar.com.br/

Para participar do programa:
e-mail: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758

Nenhum comentário :