NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Noel Rosa - Uma Biografia, de João Máximo e Carlos Didier.

Essa é a capa do livro Noel Rosa - Uma Biografia, de João Máximo e Carlos Didier. Lançado em 1990, pela Editora UnB, o livro ficou disponível em catálogo até 1994, vendendo cerca de 15 mil exemplares. Hoje, o livro é raríssimo e dificilmente será relançado . Felizmente eu tenho um exemplar e garanto: o livro é gostoso de ler, uma viagem para se compreender um pouco esse compositor e a história desse nosso país.
Os direitos autorais pertenciam a esposa de Noel, a Lindaura, que morreu em 2001. Depois surgiram duas sobrinhas do compositor, filha do irmão dele, o Hélio. Estão dizendo que Noel nunca fora casado com Lindaura, e que elas são as verdadeiras herdeiras. Assim, as sobrinhas moveram um processo contra os autores da biografia e a UnB, alegando 'invasão de privacidade da família Medeiros Rosa'.
E tem mais: os autores João Máximo e Carlos Didier não se falam desde 1997. Em entrevista ao Estado de São Paulo, Máximo garantiu que este livro nunca mais será relançado. "Eu entendo que não bastaria apenas mais uma reimpressão. Teríamos de reparar erros que existem e dar uma enxugada na extensão do livro. Eu cheguei a procurar o Didier por várias vezes, mas ele não atendeu. Hoje não seria mais possível trabalharmos com a mesma harmonia de antigamente". E Didier também argumentou: "É claro que eu quero que este livro saia novamente. Meu problema com o João não foi superado, mas Noel Rosa é superior a isso".
Na estante virtual, o livro tem preços que variam de R$180,00  a R$ 1 mil.
Eu tenho o meu garantido 

Nenhum comentário :