Eu devia ter uns 13 anos quando tive aulas de expressão corporal com Maria Pompeu, no Centro de Cultura, em Petrópolis. Na época, lembro que queria abraçar a carreira artística, ser ator, sei lá. As aulas foram muito proveitosas e eu era o aluno mais novo. A maioria dos colegas era de adultos e profissionais.
Maria Pompeu (Rio de Janeiro, 27 de outubro de 1936) é uma atriz e ex-vedete brasileira. Maria atuou em mais de 25 filmes.
Filha única de pais separados, Maria era muito controlada pela mãe, devido aos padrões da época. A paixão de Maria Pompeu pelo teatro foi descoberta quase por acaso na infância, em aulas de Paschoal Carlos Magno no Teatro Duse. Na adolescência, teve que encarar a resistência da mãe para continuar atuando. Trabalhou em um banco para pagar o curso na Federação Brasileira de Teatro, onde teve aulas com Dulcina de Moraes e Henriette Morineau.
Em 1955, Maria estreou profissionalmente nos palcos em Diálogo das Carmelitas. Em 1958, integrou o elenco do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e, no ano seguinte, conquistou um contrato de um ano com a TV Tupi. Maria Pompeu chegou a assumir a presidência do Sindicato de Artistas e Técnicos do Rio de Janeiro em 1981 e a batalhar pela consolidação da regulamentação do ofício do ator. Maria mora no bairro de Copacabana
Nenhum comentário :
Postar um comentário