NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, outubro 30, 2007

Maria Pompeu








Eu devia ter uns 13 anos quando tive aulas de expressão corporal com Maria Pompeu, no Centro de Cultura, em Petrópolis. Na época, lembro que queria abraçar a carreira artística, ser ator, sei lá. As aulas foram muito proveitosas e eu era o aluno mais novo. A maioria dos colegas era de adultos e profissionais.


Maria Pompeu (Rio de Janeiro27 de outubro de 1936) é uma atriz e ex-vedete brasileira. Maria atuou em mais de 25 filmes.

Filha única de pais separados, Maria era muito controlada pela mãe, devido aos padrões da época. A paixão de Maria Pompeu pelo teatro foi descoberta quase por acaso na infância, em aulas de Paschoal Carlos Magno no Teatro Duse. Na adolescência, teve que encarar a resistência da mãe para continuar atuando. Trabalhou em um banco para pagar o curso na Federação Brasileira de Teatro, onde teve aulas com Dulcina de Moraes e Henriette Morineau.
Em 1955, Maria estreou profissionalmente nos palcos em Diálogo das Carmelitas. Em 1958, integrou o elenco do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e, no ano seguinte, conquistou um contrato de um ano com a TV Tupi. Maria Pompeu chegou a assumir a presidência do Sindicato de Artistas e Técnicos do Rio de Janeiro em 1981 e a batalhar pela consolidação da regulamentação do ofício do ator. Maria mora no bairro de Copacabana

Nenhum comentário :