NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, outubro 11, 2007

Coisas de Petrópolis

O fim de ano está se aproximando e penso em passar o final de ano com a família em Petrópolis. Lembro que havia  no orkut a comunidade “Orgulho de ser petropolitano” com o interessante tópico sobre ‘Coisas que só existem em Petrópolis’. Abaixo, listei algumas dessas coisas e acrescentei outras. Quem for a Petrópolis, poderá conferir.

# Bolinho de carne com ovo (em todos lugares existe o bolinho de ovo e bolinho de carne. carne com ovo, só em Petrópolis). Acho que em Maringá tem um tal de ‘especial’ vendido nas pastelarias das feiras. É algo parecido.

# Em Petrópolis, neblina é chamada de ‘ruço’ ( Não é ‘russo’, mas ‘ruço’ mesmo)


# Expressões erradas. O petropolitano diz “Trouxe o livro pra tu”, com o pronome no final da frase.

# Horas. - Que horas são? - São dez pra hora. / São hora e vinte. Esse tipo de expressão teria como origem a influência alemã.

# Nomes de ônibus. Não pergunte por números. Eles dizem “Tô esperando o Capela há meia-hora”. Ou melhor: - Tô esperando o Capela de dez pra hora. Para confundir mais ainda: Os ônibus que vão no sentido do Centro têm os nomes do bairro.- “Tô esperando o Mosela de dez pra hora pra ir pra Cidade”.

#Brioche. É a única cidade onde você pede um "brioche" na padaria e recebe de volta um delicioso salgado recheado de queijo e presunto. Em outras cidades, se você pede um brioche te dão um pãozinho esquálido. No Rio, o brioche se chama joelho. Em Niterói, o brioche se chama italiano.

# A cidade é cortada por rios. Na rua Mosela, cada casa tem uma ponte própria. Isso é um problema em caso de enchentes.


# Charretes para passeio com baldinho embaixo

# Pipocas ‘sem casca’ (feita de milho de canjica)



#- Lá vem ela! – Expressão usada por velhinhos referindo-se a chuva que sempre cai na cidade.

# Bodinhos. Qual criança petropolitana nunca ‘andou de bodinho’? Eles ficam na praça da liberdade e levam as crianças numa pequena charrete. Cada um deles tem um nome que vai desde ‘Xuxa’ a ‘Bodinho Jaspion’.
O garotinho de camisa listrada e sem chapéu, sou eu. Praça da Liberdade,
Petrópolis -  final da década de 60. 

# Lago do Quitandinha em forma do mapa do Brasil.

# Avenida. Ninguém fala ‘vou ao centro da cidade’. Avenida é o centro. Detalhe: o início da avenida do Imperador é o fim dela, se formos obedecer a numeração.

# Pão de cuminho

# Posto Atlantic (ainda existe?)

# Concessionária da Gurgel (ainda existe?)

# Horário do comércio. Alguém conhece alguma outra cidade em que as lojas abrem às 2 da tarde na segunda feira? Chamam isso de ‘semana inglesa’.

# Banda marcial escocesa. Os músicos usam aquelas tradicionais saias enquanto tocam gaitas de fole. Uma das mais belas bandas marciais que já vi na minha vida. É conhecida como Banda do Cenip. É um patrimônio histórico da cidade.

# Descer/ Subir - Por ser uma cidade serrana, o petropolitano não fala : "Vou ao Rio de Janeiro", mas "Vou descer para o Rio". Ou então: "Vou subir para Petrópolis"

# Saltar do ônibus - Petropolitano não desce do ônibus. Ele salta. Isso vem da época dos bondes quando as pessoas praticamente saltavam do veículo.

6 comentários :

Pimenta Maringá ! disse...

Que interessante as difenças expressões!

Muito legal, parabéns!

Abraços,

Pimenta Maringá!

celso disse...

Muito legal,Marcelo vc prestigiar a querida Petrópolis,aí no Paraná.
Tb amo nossa cidade.Mando aquí pra vc o site da casa de cultura que dirijo com muito carinho,é a antiga residência de meu bisavô,abç,Celso Vieira de Carvalho(www.casadaipiranga.blogspot.com)

Ju disse...

Estava fazendo um post sobre Petrópolis e achei o seu pelo google. Adorei a forma como escreveu. Até comentei do seu blog, lá no meu. Agora que percebi que esse post é de 2007. Mas tá valendo!!!! Parabéns pelo blog! Ah, e obrigada por falar tão bem da minha cidade, que tanto amo!!

Meg disse...

Adorei o texto! Muito gostoso ler sobre os costumes de nossa cidade e se perceber como parte integrante disso.

Meg disse...

Adorei o texto! Muito gostoso ler sobre os costumes de nossa cidade e se perceber como parte integrante disso.

MC disse...

As cafonices de Petrópolis