NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, setembro 25, 2010

Saludo Amigos!

Adquiri nesta semana, por módicos 7 reais, o filme Saludo Amigos, de 1941, prdouzido pelos Estudios Disney. São quatro curtas animados unidos por cenas filmadas por Walt Disney e sua equipe durante um tour realizado pelos países da América do Sul em 1941. Os quatro desenhos são: “Lago Titicaca”, em que Donald faz o papel de um típico turista americano explorando o território inca; a história de “Pedro”, um pequeno avião chileno que deve sobrevoar o perigoso monte Aconcagua para resgatar o correio; “O Gaúcho Pateta”, em que o atrapalhado personagem mostra um pouco do modo de vida de um gaúcho argentino (no melhor estilo da série “How to”); e, finalmente, “Aquarela do Brasil”, que introduz Zé Carioca. É a melhor parte, um show de animação e de quebra, cenas históricas do Rio de Janeiro na década de 40.
A produção de Saludo Amigos foi dentro da política da boa vizinhança realizada pelo governo norte-americano como forma de manter a América do Sul longe da influencia de qualquer outro inimigo, principalmente em plena guerra mundial . Foi nesta época que Carmem Miranda foi recebida por Hollywood. Para a industria do cinema, a Política da Boa Vizinhança era uma forma de consagrar o mercado latino, uma vez que a Europa convivia com a guerra. A viagem da equipe da Disney e a produção do filme foi toda bancada pelo governo dos EUA. Walt Disney chegou ao Brasil no dia 17 de agosto de 1941, desembarcando no Aeroporto Santos Dumont acompanhado de sua esposa e de alguns auxiliares. A equipe se hospedou no Copacabana Palace e outra parte no Hotel Glória. Disney adorou "Aquarela do Brasil" de Ary Barroso. O compositor brasileiro voltaria a trabalhar com Disney em "Você já foi a Bahia?" (da antologica cena entre Aurora Miranda e Pato Donald).
O DVD vem com o documentário “South of the Border with Disney” (Ao Sul da Fronteira com Disney,) cheio de imagens não aproveitadas no longa. Ou melhor, Saludo Amigos é um  média-metragem pois só tem 47 minutos de duração.

Nenhum comentário :