NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, setembro 18, 2010

Praça da Liberdade

Boa noticia. A Praça da Liberdade (ou Praça Ruy Barbosa), na minha cidade de Petrópolis, voltará a ter o projeto original de 1914. Porém, já havia sido denominada Praça da Liberdade em 1888, porque ali se reuniam os escravos livres para comprar a liberdade dos companheiros que ainda eram mantidos nas senzalas.
Possui uma superfície de 21.275 metros quadrados. É a maior praça, em área, do Centro Histórico. O primeiro nome foi Largo Dom Afonso, em homenagem prestada ao primogênito de D. Pedro II, que faleceu prematuramente.
Era um lugar de pouco trato, até que em 1885, o vereador Dr. Manoel Bordini propôs que a área fosse urbanizada e entregue à população para lazer. Em 1886, Dr. Auguste Glaziou, botânico francês de renome, veio a Petrópolis e cuidou do paisagismo do Largo Dom Afonso, em conjunto com o mestre-de-obras da província do Rio de Janeiro.


Em 1914, passou por uma remodelação, contando então com rinque de patinação, plantio de árvores e canteiros de flores.

No ano de 1923, seu nome mudou para Praça Rui Barbosa. Porém, o nome não caiu no gosto do povo, que continuou chamando-a de Praça da Liberdade, nome posteriormente retomado. Em 1964, a Praça passou por grande reforma e algumas características foram preservadas, como o coreto, as palmeiras imperiais e a ponte de madeira.

É um dos principais pontos de lazer de Petrópolis. Há carrinhos puxados por bodes, parque infantil cercado, rinque de patinação, fonte com iluminação, bar e restaurante, que fazem da praça uma opção de entretenimento para todas as idades.

Com a garantia da verba de R$ 500 mil por meio da emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal que irá permitir a realização do primeiro quadrante do projeto da Praça da Liberdade, os técnicos da Secretaria de Planejamento e Urbanismo iniciaram o detalhamento do projeto de reabilitação.
A prospecção das bases do coreto para iniciar o detalhamento da primeira fase do projeto foi realizada no mês passado. As bases estão enterradas há anos, mas estão intactas e serão recuperadas para que o coreto volte a ficar na parte alta da praça como pode ser percebido nas fotos antigas de 1914.

O quadrante que será contemplado com a verba da emenda parlamentar do deputado Hugo Legal prevê a restauração do coreto, a recuperação do guarda-corpo original, recomposição das escadas metálicas que foram demolidas, iluminação cênica, novo piso do entorno imediato do coreto e mobiliário urbano, como postes, lixeiras e bancos.

Além da verba por meio da emenda parlamentar, está entre as outras etapas do projeto que serão realizadas com verba do governo federal do PAC das Cidades Históricas, o trecho próximo da estátua do petropolitano Dr. Porciúncula, com troca de piso, rearborização do projeto do paisagista francês Auguste Glaziou e iluminação específica. O projeto também vai contemplar dois outros quadrantes com a recuperação do chafariz, da quadra e instalação de quiosque e deck para os turistas.
O projeto básico de reabilitação das praças da Liberdade, Visconde de Mauá, Dom Pedro, dos Expedicionários e do Bosque do Imperador foi apresentado na Câmara Municipal. Desde então, os prazos estipulados estão sendo respeitados. Cinco etapas já foram cumpridas, inclusive a assinatura do Protocolo de Intenção com o Ministério da Cultura.

Atualmente, as planilhas estão sendo analisadas pelo Governo Federal. As ações estão sendo coordenadas pelo Ministério da Cultura por meio do Plano de Ações para as Cidades Históricas, mas vem sendo verificadas em conjunto com Ministério do Turismo e Ministério das Cidades. (Fonte: Prefeitura Municipal de Petrópolis / Tribuna de Petrópolis)

Nenhum comentário :