NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, setembro 27, 2010

Salve Cosme e Damião !

Hoje é dia de Cosme e Damião. No Rio, as crianças tomam conta das ruas em busca de doces oferecidos pelos devotos. É resquício do sincretismo religioso que mistura os dois santos irmãos gêmeos com a cultura afro. É por isso que não vejo nenhuma comemoração de Cosme e Damião em Maringá. Me lembro que eu devia ter ainda us cinco anos, quando saimos de carro com meu pai e ao retornar um gaiato colocou um cartaz em frente a nossa casa dizendo que ali haveria distribuição de doces.. Resultado: minha mãe passou o dia atendendo crianças, tentando explicar que não haveria doces de Cosme e Damião. 
Abaixo, um disco raro postado pelo blog  Acervo Origens  Vou conferir. 
Na Gira das Crianças

Lado A
1- Santos do meu Endá (Alberto Paz-Coelho Neto)
2- Na gira das crianças (Sidney da Conceição)
3- Abença titio (Sidney da Conceição)
4- É beijada (Nenen da Cuica-Edson França Guimarães)
5- Pula criança (Mazinho do Boiadeiro-D. Lemos)
6- Filho de ogum (Mazinho do Boiadeiro-Tuffic Lauar)



Lado B
1- Os dois meninos (Luiz de França-Nelson Bastos)


2- Beijada Cosme e Damião (Noemia)


3- Três crianças (Jorge S. Filho – Jorge Luiz)
4- Cosme , cadê ogum (Jorge Teté-Catoni)
5- Jussára, Jassanã e Jupira (Geraldo Sabino)


6- Festa na rua (Raymundo Lopes-Amaury de Castro)

Esses são os saquinhos característicos do Cosme e Damião, Dentro dos saquinhos, muitas guloseimas. 



Nenhum comentário :