NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, setembro 18, 2010

Amarcord 1973

3: "
Entre os meus 50 melhores filmes de todos os tempos, tenho Amarcord no topo da lista. Assisti pela primeira vez numa dessas madrugadas na Globo. Demorei para conseguir o DVD. Um filme mágico agora disponível em myonethousandmovies
Uma altiva mulher de vermelho que atrai piropos e ateia paixões. O amplo decote de uma vendedora que desperta as fantasias de um grupo de adolescentes. Um tio deficiente que se refugia numa árvore e grita ao mundo, 'Quero uma mulher!'. Eis alguns dos momentos e dos eventos que Federico Fellini, um grande cineasta no auge da sua carreira, evoca dos recantos da sua memória para tecer um encantador enredo.
Amarcord, que significa 'eu recordo-me', é um olhar vivo e jocoso que Fellini deitou sobre alguns jovens muito parecidos com aquele que ele próprio em tempos já fora. Numa pequena aldeia italiana nos anos trinta, as hormonas dos jovens adolescentes estão a fervilhar. A família, a igreja e as amizades põem à prova o amor e a lealdade. O Fascismo não tardará a se instalar. O sexo está no ar. E a vida sonhada no cinema local serve de alicerce para a vida real. Nem essas reminiscências, grandes e pequenas, nem este filme, vencedor do Oscar de melhor Filme Estrangeiro de 1974, perderão alguma vez o seu encanto.

Nenhum comentário :