NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, setembro 09, 2010

A Guerra dos Mundos de Orson Welles (1938)


Às 20hs de 30 de agosto de 1938, Orson Welles começou seu programa como de costume. Anunciando que contaria uma história magnífica sobre uma invasão de extraterrestres na Terra, Welles jamais pensou que poderiam haver milhares de pessoas sem conhecimento de seu programa ou da ocasião.

Em minutos as ruas ficaram lotadas de cidadãos desesperados que olhavam para os céus e tentavam ver os tão ameaçadores tripods que haviam descido em nosso planeta e estavam destruíndo tudo que viam pela frente. As linhas da polícia ficaram congestionadas, houveram saques, algumas mortes e a loucura generalizada tomou algumas cidades.

O fato ocorreu porque muitas pessoas estavam ouvindo um famoso programa de outra estação até os primeiros 10 minutos da transmissão de Welles e quando trocaram de rádio se depararam com um cenário de caos nacional. Obviamente quase ninguém ouviu o anúncio perto dos 40 minutos de transmissão de que aquela era uma história do programa de Welles, pois estavam nas ruas procurando uma saída para a situação. Em consequência, Orson Welles teve de desculpar-se perante toda a nação.

Recentemente os relatos de tumulto nacional têm sido refutados, mas ainda continuam fazendo parte da história do programa.




Nenhum comentário :