NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, maio 21, 2009

Assis Valente






Na minha opinião, um dos maiores compositores da MPB. A história dele é fantástica. Quando menino, foi roubado dos pais. Mais tarde, foi 'doado' à uma família da cidade de Santo Amaro. Aos dez anos fugiu com um circo mambembe. Em Salvador, estudou no Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e aprendeu a fazer dentaduras. Foi para o Rio em 1927 trabalhar como protético. É o início de seus primeiros sambas. Carmem Miranda e Orlando Silva, astros da época, gravam as músicas de Valente. Carmem foi para os Estados Unidos e fez muito sucesso. Ao retornar, ignorou o compositor. Isso o deixou ainda mais deprimido. Endividado, tenta o suicídio pela primeira vez, cortando os pulsos.Em 1941 tentaria outro suicídio: saltou do Corcovado. Porém, a queda foi amortecida pelas árvores. Casado e com uma filha, Valente escondia a condição de homossexual. Acabaria tentando outro suicidio. Ingeriu formicida com refrigerante. Desta vez, ele partiu.
Em sua obra, Assis Valente fez também composições para determinadas épocas do ano. Foram canções juninas e natalinas, todas com forte apelo emocional. Boas Festas, por exemplo, foi composta numa solitária noite de Natal.
No Bar do Bulga, podemos ouvir "Camisa Listrada", obra-prima contagiante na voz de Maria Bethânia.
 maria bethí¢nia - camisa listrada

No próximo sábado (23/05), das 9h às 9h30 da manhã, haverá uma homenagem ao compositor Assis Valente no programa "Onde canta o sabiá", na Rádio Nacional 1130 AM.
Quem não mora no Rio de Janeiro pode ouvir a rádio pela Internet:
http://www.radiobras.gov.br/estatico/radio_nacional_rj.htm
É só clicar em "Ao vivo"
ou
http://www.ebc.com.br/canais/radios/radio-nacional-am-rio-de-janeiro
Também é só clicar em "Ao vivo".

Nenhum comentário :