sábado, outubro 10, 2015

En la Mina el Tarancón (Grupo Tarancón)





En la mina El Tarancón
se mataron onze obreros
Mira madre, como viengo

Se mataron cuatro picas
con sus hermosos rampleros
Mira madre, como viengo

Vengo bañao de sangre
De esos pobres compañeros
Mira madre, como viengo

Moreda y Caborana
De luto se vestio entero
Mira madre, como viengo

Mañana son los entierros
De esos pobres compañeros
Mira madre, como viengo

Composição: Popular asturiana sobre um acidente numa mina de carvão (Asturias, Espanha).
A  bandaTarancón foi criada com o objetivo de pesquisar e divulgar a diversidade de ritmos e canções latino-americanas. O grupo é composto de artistas de vários países da América Latina. Fundada na década de 1970, participou de algunsfestivais. Sua música é influenciada por ritmos brasileiros, andinos,caribenhos e africanos.
O nome do grupo, Tarancón, era também o nome de uma mina de carvão na Astúrias, Espanha, que desabou, ocasionando a morte de onze trabalhadores (história contada na canção "En la mina el tarancón").
Unindo instrumentos originados dos Andes como a quena (flauta de cana ou osso), a zampoña ou sicus (similar à flauta de pan), a tarka (flauta ortoédrica de madeira de uma só peça com seis furos, também conhecida como "anata" no norte da Argentina), o bombo leguero (bumbo de couro de ovelha ou guanaco), o charango (instrumento cordófono de 10 cordas ou mais feito com carapaça de tatu (chamado de "Quirquincho") ou de madeira), ao violão e baixo acústico, o grupo fez uma síntese entre os sons do folclore e do cancioneiro latino-americano. Era acompanhado durante o show por Felix, pintor e irmão de Emílio de Angeles Nieto, que pintava as suas obras em telas de grandes dimensões (3,00 x 2,00 metros) no mesmo estilo retratado na capa do primeiro LP do grupo.
Os primeiros ensaios do Tarancón aconteceram no ano de 1972, e o primeiro disco foi gravado em 1976, chamadoGracias a la vida.
Faziam parte da primeira formação os músicos Miriam Miráh, Emílio de Angeles Nieto, Marli Pedrassa, Alice Lumi, Halter Maia, Jica Nascimento e Juan Falú. A partir do terceiro disco Sérgio Turcão entra substituindo Juan Falú. Da década de setenta até hoje, várias formações se sucederam.
Atualmente, o grupo é formado por Emilio de Angeles (flautas andinas, percussão e voz), Jorge Miranda (baixo, charango e voz), Ademar Farinha (flautas andinas, viola, charango e voz). Moreno Overá (viola, violão, baixo e voz), Maetê Gonçalves (voz), Jonathan Andreoli (Bombo leguero, bongô, caixa, cajón) e Natália Gularte (cajón, surdo, e efeitos percussivos).
Executavam canções de autores como os chilenos Violeta Parra e Victor Jara, os cubanos Pablo Milanés e Silvio Rodrigues, o argentino Atahualpa Yupanqui e os brasileiros Milton Nascimento e Geraldo Vandré.
O Tarancón dividiu espetáculos com Mercedes SosaMilton NascimentoChico BuarqueAlmir SaterMPB 4Angel Parra,Marlui Miranda e outros. Um dos momentos de destaque em sua carreira foi a participação do Festival dos Festivais daRede Globo em 1985 com a canção "Mira Ira", de Lula Barbosa e Vanderlei de Castro e defendida em conjunto com Lula,Miriam Miráh e Placa Luminosa - que venceu os prêmios de melhor arranjo e segundo lugar geral. Representaram a América Latina no Festival de Asilah no Marrocos em 1987. (Fonte: Wikipedia)

Nenhum comentário :