NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, março 06, 2012

WIN L. VAN DIJK

TIRADORES DE AREIA- ÓLEO SOBRE TELA DE   VAN DIJK

Ele foi nosso vizinho, na Mosela, em Petrópolis. Morava na rua Batista da Costa, pertinho da Major Sérgio, onde passei infancia e adolescencia. Minha mãe - também artista plástica - era um fã.
 Win Leendert Van Dijk, nasceu em Rotterdam, na Holanda, a 1o de junho de 1915. Veio ao mundo em plena 1 Guerra Mundial . E participou da 2 Grande Guerra quando perdeu as  duas pernas durante o conflito. Chegou ao Brasil em 1947. Estava com 32 anos de idade e escolheu Petrópolis devido ao clima frio. Era casado com Magaly com quem teve  três filhos: Ana Maria, Sybrandt e Luís. Van Dijk já tinha um filho,  Guilherme,  do primeiro casamento. Suas obras estão em coleções particulares,  galerias e museus (não se deve confundir com um homônimo também holandes  e que tem obras até na Masp).
Em Petrópolis, junto com Germano Valente, criou a Comac, obra de amparo aos menores de rua. Morreu em  27 de novembro de 1990, aos 75 anos de idade.
Lembro que certa vez, no Palacio de Cristal, Van Dijk apresentou o  coral Os Canarinhos de Petrópolis.  à uma personalidade alemã. Ela ficou tão emocionada que revelou: "Já vi muitos corais em toda a Europa, mas esse é um dos mais dignos de distinção".

Nenhum comentário :