O escocês Donovan apareceu em 1965 com Catch The Wind e outras pauladas acústicas.
Em 66 largou o violão que era o vínculo maior de sua comparação com Bob Dylan e entra na visceral psicodelia com o lisérgico disco Sunshine Superman, onde a faixa título poderia se tornar o primeiro “hit pop psicodélico” se não fosse Eight Miles High dos Byrds. Eram eternas viagens em forma de LP. Aí está The Trip, o blues com o nome do bar que Donovan se apresentava e conhecia o pessoal “antenado” com os novos tempos que surgiam. Fala de Fellini, Bob Dylan, Joan Baez, Lewis Caroll, Mago Merlin e a Metedrina.
Foi um dos compositores mais gravados da época, desde o início de sua carreira jorravam maravilhas como a beleza de Catch The Wind: “Quando o pôr-do-sol empalidecer o céu eu quero me esconder um instante atrás do seu sorriso, e todos que eu olharia, seus olhos eu encontraria...”. A estonteante Colours: “Amarelo é a cor do meu cabelo na parte da manhã quando nos elevamos, esse é o tempo, eu amo o melhor...”. Mellow Yellow de 67 também é outro marco da psicodelia, o igualando a todas as outras bandas do gênero.
Ele está em Don’t Look Back de Bob Dylan, seguiu os passos dos amigos Beatles e foi para a Índia atrás dos ensinamentos do guru Maharish Mahesh. Letras visionárias ligadas à política, antibélicas, ao verão do amor e movimento hippie, cósmicas, até o poema épico-místico sobre o continente perdido Atlantis.
(Via Suco de Sulcos)
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01. Catch The Wind02. Song For John
03. Only The Blues
04. Keep On Truckin'
05. Sunshine Superman
06. Pamela Jo
07. Atlantis
08. Oh Gosh
09. Colours
10. Wear Your Love Like Heaven
11. The Trip
12. Why Do You Treat Me Like You Do
13. People Used To
14. The Tinker And The Crab
15. Cuttin' Out
16. The Sun Is a Very Magic Fellow
17. Hurdy Gurdy Man
18. Josie
19. Sunny South Kensington
20. Ramblin' Boy
21. Candy Man
22. Mellow Yellow
23. As I Recall It
24. Super Lungs
25. Season Of The Witch
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