NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, setembro 22, 2025

Inscrições misteriosas intrigam moradores da Zona Sul do Rio

 

1978-06-12 - O Dia A Notícia
pág 4 - Inscrições misteriosas vêm aparecendo só na Zona Sul_Page_3

RIO DE JANEIRO — Inscrições enigmáticas, escritas com tinta vermelha, têm surgido em diversos pontos da Zona Sul carioca — especialmente em muros, tapumes, telefones públicos, bancas de jornal e banheiros da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). A origem e o significado das mensagens ainda são desconhecidos, mas o fenômeno já chama atenção de pesquisadores e moradores.

O professor de Sociologia da PUC, Aluísio Alves Filho, acredita que os escritos possam ser fruto de experimentações realizadas por estudantes de Comunicação Social. “Pode ser uma forma de estabelecer uma comunicação simbólica entre um grupo específico. Talvez até uma brincadeira coletiva”, afirma.

As frases, como “TZU – ZAS TRAZ TAZ”, “TAZ PARA TAZ, TAZ TRAZ” e “TZU TRAZ TAZ”, seguem uma estrutura repetitiva e aparentemente sem sentido. No entanto, para o professor, elas revelam certo padrão, o que pode indicar a existência de um código — quem sabe até usado por consumidores ou traficantes de drogas.

“Não podemos descartar possibilidades mais inquietantes, como a associação com grupos místicos ou manifestações de caráter subversivo. Há algo ritualístico na forma como as inscrições são feitas, especialmente nos banheiros da universidade”, analisa.

As mensagens têm aparecido em bairros como Ipanema, Leblon, Gávea, Copacabana, Jardim Botânico e até na Barra da Tijuca — todos com forte presença da classe média e alta. Segundo Aluísio, esse perfil pode explicar o tipo de conteúdo: “São jovens com alto grau de escolaridade e desejo de se comunicar de maneira simbólica e diferenciada”.

Apesar das especulações, parte da população encara tudo com ironia. “Coisa de maluco”, dizem alguns. Outros enxergam um movimento cultural espontâneo. “É um reflexo de uma inquietação cultural do homem urbano moderno”, conclui o professor.

Nenhum comentário :