NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quarta-feira, março 16, 2011

Parabéns, Petrópolis !


Museu Imperial. Foto: Leticia Knibel

Hoje, 16 de março, Petrópolis comemora168 anos. Haverá um  grande evento a partir das 18h, no Parque de Exposições de Itaipava.
A comemoração conta com a participação do corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para apresentações de orquestra, balé e ópera. O objetivo do evento Brilha Petrópolis é resgatar a atividade turística, prejudicada desde as chuvas de janeiro, que devastaram sete cidades da Região Serrana.
Para realizar o show, a Prefeitura vai organizar um esquema especial de transporte e trânsito, facilitando o deslocamento da população. As passagens de ônibus terão tarifa promocional de R$ 1,00 (um real).
A secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, anunciou que todo o corpo artístico do Theatro Municipal subirá a serra para o evento. O palco montado reproduzirá as condições técnicas do original, numa apresentação de proporções inéditas fora das estruturas da maior casa de espetáculos do Estado.
A expectativa é que 30 mil pessoas compareçam ao Parque de Exposições de Itaipava para o evento de aniversário, que conta com apoio da Rede Globo, da InterTv e da Ambev, através da marca Bohemia, tradicional cerveja criada em Petrópolis e que está de volta ao município.
Além das óperas Carmem, de Bizet, e La Traviatta, de Verdi, o corpo de balé apresentará o espetáculo Nascimento Novo, parceria do coreógrafo David Parsons com Milton Nascimento. A cantora Maria Rita encerrará as comemorações.

programação oficial 

10h

Homenagem ao Major Júlio Koeler – Tradicional homenagem ao engenheiro alemão responsável pela construção da de Petrópolis, a primeira cidade planejada do Brasil.
Local: monumento Júlio Frederico Koeler (em frente à Catedral)

11h
Missa Solene com Bispo Dom Felippo Santoro
– Com concerto do Órgão de tubos – Maestro Marco Aurélio Lischt
Local: Catedral São Pedro de Alcântara

A partir das 14h
Marcha da Solidariedade e Show Gospel – Tradicional caminhada evangélica com show gospel da Comunidade Internacional da Zona Sul, Davi Sacer e bandas locais.
Concentração: Praça Marechal Carmona – Centro (em frente ao Teatro Santa Cecília). Shows na Rua Paulo Barbosa.

15h Museu Imperial – Inauguração da restauração do Pórtico do Museu Imperial e lançamento do Guia dos Museus, na Sala de Exposição Temporária.

15h Baile da Terceira Idade – Clube Petropolitano – Com a Orquestra Coração Cigano. Entrada gratuita.

Parque Municipal – Itaipava
Classificação: livre
Ingresso – gratuito
De 10h às 16 horas - “Viva Petrópolis” – Evento promovido pela OAB – 3 subseção de Petrópolis, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, para emissão de 2ª via de documentos, aferição de pressão, atendimentos médico, odontológico e jurídico, recreação infantil, shows, distribuição de donativos, brindes, feira de adoção de animais, homenagem às mulheres, missa encerrando o evento, entre outros. Entrada gratuita.
A partir das 17h – evento “Brilha Petrópolis” – Durante todo o dia do aniversário da cidade, diversas atrações gratuitas acontecerão simultaneamente. E, para encerrar as festividades a Prefeitura de Petrópolis, o Governo do Estado e a AMBEV, com a promoção da Tv Globo Rio e InterTv oferecem um evento com grandes expoentes da música e da dança. O público poderá conferir um programa impecável, com clássicos da música erudita em uma bela apresentação do Coro e da Orquestra, seguida do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Encerrando o show a cantora Maria Rita que traz para o público seus maiores sucessos.
18h – Orquestra Sinfônica, Coro e Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Programa
* Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
1. Abertura “Carmen” – Bizet
2. Coro das Ciganas e dos Toureiros / La Traviata – Verdi
3. Coro dos Ferreiros / Il Trovatore – Verdi
4. Hino ao Sol / Iris – Mascagni
5. Va Pensiero! / Nabucco – Verdi
6. Aspra Crudel / Il Guarany – Gomes
7. Les Voici / Carmen – Bizet
*Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
“NASCIMENTO NOVO” – Coreografia de David Parsons; música de Milton Nascimento
20h – Maria Rita – Sua voz única e talento de sobra correndo pelas veias, Maria Rita dispensa apresentações. Somente no Brasil, a cantora já vendeu mais de 1 milhão de CDs e DVDs e acumula diversos prêmios nacionais e internacionais.

"

Nenhum comentário :