NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, outubro 11, 2010

Presente para o mano Márcio

Em 26 de julho, recebi esse e-mail do meu irmão Márcio:

tio Marcelo... estou a cata do áudio do disco abaixo:


Nome do álbum: Festival de Música Popular
Distribuído por: Seleções do Reader's Digest
Intérprete: Coro misto com a Orquestra RCA Victor Brasileira
Ano: década de 60 (mais provável) ou de 50.


Foram dez ou mais LPs (de 33 rpm) num só pacote, estou a cata do disco 10
Músicas lado 1:(marca no disco = M7CP-0511)
Peguei um ita no Norte
Mulher rendeira
Cai, cai
Meu limão, meu limoeiro
Tristeza do Jeca
Paraíba


Músicas lado 2:(marca no disco = M7CP-0512)
De papo pro á
Peixe vivo
Felicidade
Saudades do matão
Fiz a cama na varanda
Cidade maravilhosa


Lembro MUITO BEM quando nosso pai comprou uma rádio vitrola Philips
valvulada, enorme, tamanho de uma arca e com som forte e envolvente,
embora monofônica (como todas da época). Lembro MUITO BEM também ouvir
as músicas desse álbum aos domingos, durante o almoço na sala de
jantar. Esse disco em especial (disco 10) eu gostava muito... acho que
daí surgiu meu gosto pela música brasileira.


Eu ainda tenho esse LP, disco 10, mas está arranhado.
Me arranja esse troço!


Bejins

Minha resposta após todos esses meses está aí embaixo. Cortesia involuntária do ótimo blog Toque Musical
Olá amigos cultos e ocultos! Quantos de vocês ainda se lembrarão desta coleção, 'Festival de Música Popular', lançada pela Seleções do Reader's Digest, no início dos anos 60 (creio eu)? Pois eu me lembro da caixa (ou caixas?), recheadas com diversos discos em diferentes estilos. Era o que podíamos chamar de 'a discoteca básica da família moderna', daquela época. Me lembro que na casa de uma tia haviam vários desses discos, todos com esta mesma capa, um envelope azul, sem maiores informações. Essas caixas eram vendidas à domicílio, juntamente com a revista Seleções. Acredito que o selo Paladium e toda a sua logística, se inspirou nas coleções da Seleções. Nos anos 60 essa era uma estratégia de vendas muito boa e além do mais, as pessoas ouviam discos :) As caixas álbum desta coleção, embora buscasse um leque bem variado de estilos e gêneros, era baseado num formato orquestral, o que, de uma certa maneira, soava sempre igual. Isso se deve também ao fato de que quem fornecia o 'sumo', os fonogramas, era a RCA Victor. Ou seja, era sempre a mesma orquestra e possivelmente os mesmos arranjadores.
Me parece (não posso confirmar) que a RCA Victor manteve uma produção exclusiva para essa parceria com a Reader's Digest. Não se trata de uma série reunindo coletâneas de coisas da gravadora. Ao que tudo indica, músicos e produção foram acionados para o grande trabalho. Não tenho em mão nenhum outro disco da coleção para comparar, mas deduzo que tudo tenha ficado à cargo dos anônimos artistas que compunham o coral e orquestra da gravadora. Outro fato interessante a ser ressaltado é que esses discos foram gravados num sistema estereofônico chamado 'Cyclophonic', que contrastava ainda mais os graves e agudos, salientando nuances e valorizando o instrumental.
O volume que eu tenho aqui é todo dedicado à música popular brasileira. Temos o Côro e Orquestra da RCA Victor Brasileria interpretando doze músicas tradicionais do cancioneiro popular e regional. O disco é sem dúvida muito gostoso de ouvir, porém merece uma crítica quanto aos arranjos. Embora tenham sido muito bem feitos, sofrem a influência do momento, onde quase tudo se transforma num forró orquestrado.
Taí uma coisa interessante de observar nesta coleção: quando um disco como este teria tido a chance de ser novamente editado? E eu pergunto mais: quando alguém pensaria em ver ou ouvir novamente esses discos? Só mesmo quem ainda os tem guardados ou quem visita regularmente os blogs, como o Toque Musical. Se todos os 'piratas' fosse nessa linha, os baús de tesouros não estariam perdidos no fundo do mar, soterrados em alguma ilha distante ou guardados em cofres fortes, onde nem mesmo quem os guarda tem acesso.

peguei um ita no norte
mulher rendeira
cai, cai...
meu limão, meu limoeiro
tristezas do jeca
paraiba
de papo pro á
peixe vivo
felicidade
saudades de matão
fiz a cama na varanda
cidade maravilhosa

Festival De Mùsica Popular Seleções Reader's Digest - Nº 10 MPB (196?)
"

2 comentários :

josé roberto balestra disse...

Vai ter sorte musical assim na casa do ca...scalho! abs

Márcio disse...

Obrigado, mano Marcelo! O José Roberto tem razão... muita sorte! Esse disco foi a marca zero que me fez buscar a música, entender e gostar da nossa MPB... a música Tristeza do Jeca tem uma melodia lindíssima e versos como esses:
"Lá no mato tudo é triste
Desde o jeito de falar
Pois o Jeca quando canta
Dá vontade de chorar"
Espetacular!
Obrigado e Grande Abraço.