NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sexta-feira, julho 09, 2010

A Febre do Cubo Mágico

Um ícone do início dos anos 80: o cubo mágico. Mexendo nos meus arquivos de cinema, encontrei essa matéria curiosa publicada no Caderno B do Jornal do Brasil em 11 de agosto de 1981. Dos arquivos do Bar do Bulga.

Quem quiser assistir a demonstrações de montagem do Cubo Mágico em um minuto ou menos deve procurar, durante esta semana, as lojas da Mesbla no Grande Rio. Dois estudantes paulistas, que desenvolveram méto¬dos próprios para resolver com rapidez o complicado quebra-cabeças, foram contratados e fazem apre¬sentações em vitrinas.
Dezenas de pessoas puderam assistir, ontem, na Rua do Passeio, às demonstrações de Paulo Alves de Oliveira, 16 anos, que movimenta as faces coloridas do cubo ao mesmo tempo em que conversa com os curiosos. Ele diz que seu recorde é 45 segundos e que o cubo, depen¬dendo da posição, pode oferecer bilhões de combi~ nações.
A Mesbla contratou Paulo e Oto Marques da Silva Filho, este com 17 anos, ambos estudantes do Colégio Marista, em São Paulo. Já existem à venda, no mercado, métodos para resolver o Cubo Mágico, mas Paulo conta que desenvolveu o seu - e agora quer vendé-lo também. Ele permite que se vejam os diagramas de seu método, mas seriam necessárias horas para se aprender o processo.
- Por causa do cubo, quase não passei de ano ¬conta Paulo, explicando que ganhou seu cubo antes de ele estar à venda no pais (um parente trouxe do exterior).
Durante seis meses, desenvolveu seu método, após numerar cada uma das faces e anotar cada passo, de forma a evitar a repetição de erros. Agora, já resolve o problema rapidamente e quer baixar seu tempo para 30 segundos, que ele diz ser o recorde mundial, embora não identifique quem o possua.
Na Mesbla Passeio, as demonstrações serão na: quarta e sexta-feiras; em Niterói, hoje, sexta-feira e sábado pela manhã; no Rio Sul, quinta-feira e sá¬bado à tarde; no Méier, quarta-feira; e na Tijuca, hoje, quinta-feira e sábado.

Um comentário :

Anônimo disse...

Você é um DEUS!