NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, julho 01, 2010

Morre Abílio Manoel

Hoje o dia foi ótimo, com novidades por aí. Até que recebo essa noticia. Descobri Abílio Manoel há uns dez anos, de forma bem tardia, quando comecei a estudar a história do samba rock. Confesso: sinto uma melancolia. Uma tristeza, sei lá. 
Pôxa... 
Faleceu na noite de terça-feira, 29/06, o vencedor do Festival Universitário de MPB da TV Tupi em 1969, Abílio Manoel. O cantor do sucesso 'Pena Verde' morreu devido a um enfarto, aos 63 anos de idade. Contemporâneo da Jovem Guarda, o cantor dedicou-se mais ao estilo MPB e teve presença destacada nos anos 60 e 70.
Abílio estava em férias na Bahia e tinha programado para hoje, quarta-feira, a volta para São Paulo, onde morava. De acordo com a filha do cantor, ele passou mal durante a noite e foi levado para o hospital, mas não resistiu.
Nascido em Portugal, era então estudante de física na USP quando optou pela música. O cantor e compositor Abílio Manoel foi vencedor de vários festivais universitários no Brasil e Chile. Mas se consagrou após 1969, ao vencer o Festival Universitário da TV Tupi.
Entre os maiores sucessos do cantor estão “Pena Verde”, “Andreia”, "Tudo azul n'América do Sul", e “Luiza Manequim”. O corpo do cantor vai ser cremado no cemitério da Vila Alpina, em São Paulo.
Fonte: Portal de Notícias Agora Vale






2 comentários :

Unknown disse...

Abilio Manoel um bom compositor que marcou a geração dos que curtiram festival.
Uma perda lamentável num país sem memória.
Meu carinho e respeito pra esse grande compositor que me influenciou e foi muito importante pra minha geração .
Muita luz pra ti meu irmão!!!!
Hilton Barcelos

Maria Eugenia disse...

Fui a Curitiba de carro cantando a música "Pena Verde" e pensando: Meu Deus, como pude esquecer completamente dessa música que tanto dancei na boite Porão na Curitiba dos anos 70 e em muitos bailinhos de Curitiba e Ponta Grossa/PR, minha terra natal, e que gostava tanto. Veio em minha mente até os amigos e namorado da época. Ah, to mm ficando velha, a memória está me falhando. Quando voltei resolvi pesquisar. Meu Deus, o autor Abílio Manoel, morreu em 2010. Será por isto que cantarolei tanto, quando chegava do trabalho no final de 2010?
Que estranho. Estou triste. Que lástima.