NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, julho 17, 2010

Vá e Veja (os horrores da guerra)

: "
Vá e Veja - produção russa de 1985. Esqueça qualquer filme sobre os horrores da guerra. Esse é um soco no estômago, simplesmente o melhor. Só para se ter uma idéia: o jovem ator que faz o personagem principal precisou ser hipnotizado para fazer  a maior parte das cenas. Um estranho envelhecimento precoce. Pertubador.

Sinopse
A Bielorússia atravessa a II Guerra Mundial. Estamos no campo, junto à fronteira com a Polónia. Um jovem deixa a sua aldeia para se juntar aos resistentes que lutam contra os nazis. Perde-se dos outros e é obrigado a voltar para casa, apenas para descobrir que ela foi arrasada, os seus habitantes massacrados e os corpos empilhados ao calhas num monte por detrás de uma quinta. Perdido, só e ensurcedido nada podia ser pior.
Nenhum outro filme é igual a Idi I Smotri, na sua inquietude de pesadelo. Não existe enredo algum, apenas uma viagem picaresca e aterradora em que o rapaz atravessa os campos e encontra cenários de horror, uns atrás dos outros. Não há feitos de heroísmo ou sacrifício; nem discursos patríóticos exaltantes incitando as pessoas a lutar contra o inimigo. Somente mortes, brutalidade, aleatoriedade e a condição de se ser vítima, lá onde a sobrevivência é inteiramente arbitrária, e possivelmente uma ironia cósmica cruel.
Este é um dos mais impressionantes filmes de guerra alguma vez feitos. Realizado por Elem Klimov e com argumento do escritor e Ales Adamovich, 'Vem e Vê' é baseado em factos verídicos e no livro 'The Khatyn Story' de Adamovich. Embora o filme tenha como pano de fundo a 2ª Guerra Mundial no período de 1941 a 1945, interessa-lhe muito mais explorar os efeitos devastadores da mesma no curso da História. Os autores descrevem os locais e os acontecimentos que se tornaram símbolos desta tragédia.
O filme está no blog :My one thousand movies em  duas partes, e com legendas em português.

Parte 1
Parte 2
Imdb
"

Um comentário :

josé roberto balestra disse...

Valei-me meu São Serapião!!!!

abs Bulgarçom