NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, julho 26, 2010

Che Guevara em Maringá


Leio no blog Maringá Histórica a possibilidade de Ernesto Guevara de la Sierna  ter estado em Maringá entre os anos de 1958 e 1964.
De acordo com Miguel Fernando, administrador do blog, e
m 1961, Che Guevara esteve no Brasil, onde acabou recebendo uma honraria do então presidente, Jânio Quadros. Há quem diga que ele nunca recebeu tal oferenda Contradizendo a capa da revista Mamchete de 2 de setembro de 1961
Enfim, talvez não tenha sido nessa visita em caráter oficial, que ele esteve em terras maringaenses, mas é sábido que Che esteve pelo Paraná (região Oeste), planejando sua ida à outras regiões da América do Sul.
AMas há quem diga que ele pernoitou na cidade, pois estava seguindo em direção à Argentina. O hotel de sua estada teria sido o Hotel Vila Rica, na Rua Joubert de Carvalho.
Existe uma versão de que o revolucionário teria estado inclusive com uma mulher naquela noite. LEIA MAIS EM MARINGA HISTÓRICA

2 comentários :

Anônimo disse...

É verdade. Foi visto na Joubert de Carvalho, à noite, fazendo gracejos para a Lucinda, uma conhecida prostituta que fazia ponto ao lado da rodô. Hoje, com 87 anos, dona Lucinda conta que, na cama, Che gritava: "Hay que endurecer, hay que endurecer". Como não endureceu, dona Lucinda diz que cobrou apenas CRZ$ 20,00 pelo meio programa e vazou de volta pra rua. Che nunca mais foi visto por aquelas bandas. Numa das portas do banheiro masculino da rodoviária velha ainda é possível ler uma escrita (acredito que dedicada a Che): "esto mierda hay de endurecer-se".

André De Canini disse...

Bulga, certa vez o comerciante mandaguariense Joelino da Silva, mais conhecido como JJ, me contou uma história parecida com essa. Segundo ele, Che teria passado também por Mandaguari, onde, se não me engano em um sítio, teria se reunido com alguns simpatizantes do socialismo. JJ afirmou que foi o único mandaguariense que conversou com o líder revolucionário. Na época não botei muitas fé nessa história, mas agora parece que as coisas começam a fazer sentido. Pena que o JJ já faleceum senão poderíamos ter mais detalhes sobre esse fato.