NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

domingo, agosto 24, 2008

TOMMY (1975)

Para muitos, o filme envelheceu. Alguns o detestam. Para uma legião, um dos verdadeiros cult-movies dos anos 70.
A ópera-rock Tommy conta a história de um garoto que testemunha a mãe e o padrasto matar seu pai. O trauma é tão grande que o menino fica cego, surdo e mudo.
Mais tarde, se cura milagrosamente e se torna guru de uma seita que prega o autoconhecimento. No entreato, virou o superstar de fliperama. Os diálogos são todos cantados. A imagem mais marcante, sem dúvida, é a de Elton Jonh cantando Pinball Wizard. Essa relíquia acaba e ser lançada em bancas numa excelente edição com áudio DTS e imagens perfeitas. A ópera-rock é formada por um elenco de astros, é baseada no disco homônimo de 1969 da banda inglesa The Who. Uma pedrada para os fãs. Ou um filme depressivo e aborrecido.
 O interessante é que o vocalista do The Who, Roger Daltrey, chegou a ser indicado ao Globo de Ouro como ator estreante pelo papel de Tommy. Mas não foi muito longe. De quebra, curta o pastor interpretado por Eric Clapton. Clapton aparece tocando e cantando dentro de uma igreja. Ele está cercado de imagens de santos, sendo um deles, Marylin Monroe.



 Nos anos 70, a censura brasileira não gostou da cena e a vetou ?por ofender a Igreja?. O visual é barroco, as imagens são interessantes, mas não é um filme pra qualquer público. Não dá mais pra fazer viagens psicodélicas. Somente através do controle remoto.
 Postado por Marbulgarelli

Nenhum comentário :