NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, maio 29, 2008

UMAS E OUTRAS

NA REGIÃO
Passei o final de tarde de quarta-feira em Nova Esperança onde seria exibido um filme dentro do festival de cinema

NA HORA
A tela já estava montada, mas as luzes – bem fortes – ainda estavam acesas dentro do espaço multiuso, em frente à Prefeitura.

CONTUDO
O princípio de chuva fez o pessoal desistir. Debandada geral. Fica pra próxima.

CARONA
Fui e voltei para Nova Esperança como carona do Peri de Canti, o organizador do festival de cinema.

ARREPIO
Quando você entra no carro dele, ele pergunta: 'com emoção ou sem emoção?'

HUMM
Fui asssimmm, oh! Rumo à New Hope

PERI
“Decifra-me ou devoro-te”

E NO TELEFONE...
“É em Maringá que tem aquela moça, a Rita Lee?”

E EU...
“Como?”

INSISTE
“Igual a Rita Lee!”

ENTENDI
O cara falava da secretária de cultura de Maringá.

BALANÇO
O programa da RIC, Balanço Geral, tá balançando...

CONCORRIDO
Hoje foi uma pororoca de entrevistados.


NADA MARCADO
A maior parte foi de gente que pediu espaço.

BOTAFOGO
Grande Fogão! Para sempre te amarei!

K ENTRE NÓS...
Mas esse negócio de ser vice já torrou o saco!

MEMÓRIA
Nem me lembro quando me tornei botafoguense...

BOLEIRO
Quem me vê, acha que jamais joguei futebol

ENGANO
Já fui campeão escolar –acredite – tenho medalha até hoje!

ANTES
De usar óculos.

E JOGUEI
No infantil do glorioso Serrano F.C. de Petrópolis

SERRANO
Entrei no time por acaso, tinha uns 12 ou 13 anos, junto com o João Luis, o Joca.

ROTINA
Todo dia estávamos lá, treinando... Junto com o histórico Mellati, o treinador que revelou vários craques para o futebol carioca.

DECEPÇÃO
Corria em volta do campo quando ouvi o seguinte diálogo entre um cara e o Mellati.

O CARA
“E aí, Mellati, tem muito moleque bom nesse time?”

MALLATI
“Tem muita gente boa, mas entraram dois pernas de pau aqui... Deus me livre!”

E COMENTEI
No ouvido do Joca : “Somos nós!”

A PROVA
Melatti reuniu a molecada toda em torno do campo e falou em voz alta: ‘Preciso de um canhoto. Quem aí é canhoto?”

E EU
Levantei, humildemente, o meu braço.

E ELE
Parecia não me ver e gritava várias vezes: “Tem canhoto aí?”

SILÊNCIO...
E eu acabei sendo escalado para o time titular.

NEBLINA
Naquela época eu já estava começando a usar óculos e sem eles as coisas ficavam meio embaçadas...

PARA PIORAR
Petrópolis é uma cidade serrana, cercada de neblina e cai um ‘ruço’, termo que os petropolitanos entendem como 'uma neblina muito violenta’.

RESULTADO
Como o tal do ‘ruço’ e os dois graus e paulada de miopia, só enxergava o adversário quando ele estava a menos de dois metros.

GOLEIRO
Se fosse goleiro, eu não conseguiria ver a bola. Devido a miopia, acreditaria que estavam chutando um sutiã na minha direção.


O SERRANO
O clube de Petrópolis viveu seus dias de glória no início da década de 80, quando estava na primeira divisão do futebol carioca.

1980
Eu não esqueço. O Flamengo devia ter um dos melhores times do mundo formado por Raul, Júnior, Moser, Zico, Nunes...

TÍTULOS
O Flamengo ganhava todos os campeonatos e bastava um simples empate com o pobre do Serrano para conquistar o tri-campeonato carioca.

O JOGO
Foi em Petrópolis, campo do Serrano, a menos de 500 metros da minha casa.

IMAGINE
Zico e Cia enfrentando um timinho do interior do estado...

TORCIDA
Os flamenguistas subiram a serra e entraram em delírio com um pênalti a favor do Flamengo.

GOLEIRO
Pelo Serrano, era o Acácio que depois defenderia o Vasco e a Seleção Brasileira.

E ZICO
Cobrou o pênalti

E ACÁCIO
Agarrou.

MINUTOS
Bem no final, um tal de Anapolina dribla o Raul e marca a favor do Serrano!

VITÓRIA!
Serrano um, Flamengo, campeão mundial de clubes, ZERO.

IMAGINE
Comparando a grosso modo, seria algo como o Galo Maringá vencer um Real Madri ou Barcelona.

ANAPOLINA
Hoje, contando suas vitórias para os netos, tem o direito de ser um homem feliz.

2 comentários :

Anônimo disse...

As fotos do festival ficaram ótimas mas fiquei confusa com uma coisa: não seria PerY de Canti???

Anônimo disse...

Bulga, foi feito um documentário contando essa história. Quem produziu foi o Eduardo Monsanto comentarista da ESPN (Que aliás é petropolitano) na conclusão de curso de Comunicação da Federal de Juiz de Fora. O documentário se chama Projeto Experimental 1X0. O ponta esquerda Anapolina (que na verdade se chamava Elimar Cerqueira) já havia passado pelo Botafogo, era o terceiro reserva e só fez dois gols em sua carreira. E um deles faria a alegria eterna de todos nós vascaínos. Quando ainda estava em Petrópolis alguém me apontou o Anapolina que estava num caminhão fazendo entregas. Viva Jorge Demolidor, Átila, Israel, Índio, Milton. E viva Anapolina!

Elias