Em 1913, membros da Primeira Igreja Luterana de Oklahoma City levantaram fundos para a igreja vendendo espaço em uma cápsula do tempo. Eles chamaram essa cápsula de "Baú do Século" e a enterraram no porão da igreja por 100 anos, para ser aberta em abril de 2013. A ideia de deixar mensagens e itens para as gerações futuras inspirou membros da igreja e pessoas em Oklahoma City e no estado de Oklahoma. O espaço no baú foi comprado a US$ 3 por polegada por indivíduos, organizações, empresas, governos tribais e até escolas, então hoje podemos saber como era a vida de nossos ancestrais há mais de 100 anos.
Em 22 de abril de 1913, uma multidão lotada testemunhou uma extraordinária cerimônia de sepultamento na Primeira Igreja Luterana Inglesa (agora a Primeira Igreja Luterana de Oklahoma City) em 1300 North Robinson no centro de Oklahoma City. O Baú do Século de Oklahoma foi selado no porão da igreja, para não ser aberto por 100 anos. O conteúdo do baú foi escolhido não apenas para contar a história de Oklahoma em 1913, mas para falar diretamente com as gerações futuras que seguiriam os passos dos pioneiros que colonizaram a terra conhecida como Oklahoma. O conceito do Century Chest foi ideia de Virginia Bland Tucker Sohlberg e foi originalmente planejado como uma arrecadação de fundos pela Ladies Aid Society da igreja para pagar por um novo órgão da igreja. À medida que a excitação sobre o Century Chest crescia, a ideia evoluiu primeiro para um evento em toda a cidade para marcar o 24º aniversário da Land Run de 1889, e então floresceu em um evento em todo o estado.
Escavação do Oklahoma Century Chest em 2013
Em 1º de abril de 2013, o Oklahoma Century Chest foi escavado do porão da igreja. A escavação começou com a ajuda do Oklahoma Archeological Survey, que usou um radar de penetração no solo de última geração para ajudar a localizar a posição do cofre subterrâneo. Os próximos furos foram perfurados e uma câmera digital em miniatura mapeou mais detalhes da câmara funerária e, finalmente, após mais de oito horas de trabalho, a Pinion Design and Contracting Company de Oklahoma City removeu a cápsula do tempo de 100 anos de seu local de descanso.
Na segunda-feira, 22 de abril de 2013, às 10h, a Primeira Igreja Luterana de Oklahoma City abriu o Oklahoma Century Chest, que gerações de seus membros têm protegido e lembrado diligentemente desde aquele dia longínquo em abril de 1913. No mesmo santuário em que a cerimônia de 1913 ocorreu, o Century Chest foi aberto, o mesmo órgão tocou notas melódicas e os espíritos de Oklahoma de 1913 despertaram exatamente como os pioneiros de Oklahoma planejaram há um século. Os visitantes da igreja se levantaram e examinaram as paredes duplas de cimento que protegiam o jazigo. Dizia-se que o jazigo de concreto era à prova d'água, de germes e de fantasmas. A E. O. Parsons Cement Company de Oklahoma City construiu o cofre e as paredes externas de cimento de acordo com as especificações da igreja para proteger contra destruição por fogo ou tornado. Dentro do cofre de cimento, apoiado em uma câmara interna especialmente construída, estava o Century Chest de cobre. Conforme planejado, o baú resistiu ao teste do tempo e protegeu o tesouro da história de Oklahoma para uma nova geração aproveitar. Do lado de fora da igreja, uma grande tenda foi erguida para acomodar a multidão transbordante. A OETA Public Television transmitiu o evento ao vivo em seu site para que crianças em idade escolar de Oklahoma e qualquer pessoa ao redor do mundo pudessem participar deste evento único na vida.
Foto de Virginia Bland Tucker Sohlberg, que teve a ideia do Century Chest. Ela morreu alguns meses depois que o baú foi enterrado (Coleções OHS). |
Nenhum comentário :
Postar um comentário