NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, julho 05, 2016

Os erros das adaptações

Título: Os erros das adaptações
Data: 15/Jan/98
Folha de São Paulo

Parque dos Dinossauros", de Steven Spielberg
"Do ponto de vista de um paleontólogo profissional, eu poderia relacionar um compêndio de erros factuais. Para começar, observando que a maioria dos dinossauros mostrados em 'Jurassic Park' data do final do período Cretáceo." (Stephen Jay Gould)

"Os Dez Mandamentos", de Cecil B. Demille
"O banquete de Páscoa mostrado em 'Os Dez Mandamentos' não constava do judaísmo do Primeiro Templo, nem podemos provar que fosse um costume hebreu à época do Êxodo; as práticas mostradas aqui são, na verdade, inovações helenísticas que forneceram, possivelmente, a base da última ceia e continuam sendo práticas judaicas celebradíssimas (...) Ainda mais interessante do que essa questão da procedência, é a caracterização dos papéis típicos, especialmente o romance entre Moisés e a princesa egípcia Nefertite, bom para a bilheteria, mas totalmente ausente do relato bíblico." (Alan Segal)
Stanley Kubrick  nas locações em Madrid, durante a produção de Spartacus (1960)

"Spartacus", de Stanley Kubrick
"Nem Graco nem Júlio César tiveram algo a ver com Espártaco; o último Graco a chefiar a plebe romana havia sido assassinado meio século antes. O motivo, aqui, foi evidentemente inserir no mesmo filme tantos romanos famosos quanto fosse possível." (W.V. Harris)

"O Grande Motim", de Frank Lloyd
"Se quisermos recorrer simplesmente à aritmética para criar um fato histórico, então Bligh foi um dos capitães menos violentos do Pacífico. Ele só chicoteou 10,9% da tripulação do Bounty. Em comparação, James Cook mandou chicotear 25,6% da tripulação do Resolution e George Vancouver, 52,8% da do Discovery (...) A verdadeira história do motim do Bounty talvez seja que Bligh criou seu próprio motim, não mediante a violência patológica, mas sim com a banalidade do seu comando." (Greg Dening)

"Aguirre, a Cólera dos Deuses", de Werner Herzog
"No final do filme, temos Aguirre perdido e louco no meio da Amazônia; na realidade, Aguirre levou seus homens até o Atlântico, seguindo a mesma rota que Carvajal havia tomado 20 anos antes. Chegou à foz do Amazonas em 4 de julho de 1561, e dali navegou rumo à Venezuela." (Stephen Minta)

"Nixon", de Oliver Stone
"Na verdade, o problema central de Nixon durante o caso Watergate não foi um sentimento de culpa. Foi uma ausência de culpa. O volumoso dossiê de Watergate mostra que Nixon sentia pouco ou nenhum respeito pela lei. O encobrimento de Watergate tornou-se necessário porque o governo Nixon usara os poderes governamentais -o FBI, o imposto de renda, a CIA- ilegalmente." (Bob Woodward)

"Freud, Além da Alma", de John Huston
"Anna O. é importante também porque Breuer relatou detalhadamente o caso a Freud e, a pedido dele, com muita frequência. Mas, ao contrário do que está no filme, Freud jamais tratou dela, nem sequer a conheceu (...) Freud também não seguiu os passos -quer no interesse da psicanálise, quer não- de qualquer analisando do sexo feminino." (Peter Gay)


 Copyright © 1994-1999 Empresa Folha da Manhã S/A

Nenhum comentário :