NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, novembro 10, 2015

RIP Sandra Moreyra

O jornalismo perde Sandra Moreyra, 61. Ela morreu hoje vítima de câncer. A repórter veterana da Globo participou da nossa formatura, na Facha, quando homenageou o pai, Sandro Moreira.


A jornalista Sandra Moreira fala da crônica do pai, Sandro Moreira, sobre uma tourada em Sevilla durante a Copa do Mundo de Futebol na Espanha em 1982 - Vídeo gravado em 1987 na ABI - Associação Brasileira de Imprensa - em 1987 - durante a formatura da turma de jornalismo da Faculdade Hélio Alonso (Facha), Rio de Janeiro. Grande jornalista carioca e torcedor fanático do Botafogo, Sandro Moreira nasceu em 1918 e faleceu em 29 de agosto de 1987. No vídeo eu coloquei Madri, mas o fato se deu em Sevilla.



Trecho da crônica de Sandro Moreira:

'O toureiro, solene e grave, com sua longa capa vermelha atirada aos ombros, entrou na arena e dirigiu-se à tribuna de honra. Lá, curvando-se num gesto elegante, atirou o seu solidéu, barrete ou que nome tenha, a uma dama, certamente ilustre. Em seguida, com a mesma pompa, voltou-se para o público e em galante reverência curvou-se numa saudação fidalga. E ainda estava curvado quando das arquibancadas estourou uma gritaria bem brasileira, forte e cadenciada: Um, dois, três, quatro, cinco, mil, eu quero que o toureiro vá pra puta que o pariu!'

'Na monumental praça de touros de Sevilha, um deslumbrado torcedor brasileiro ao ver passar o toureiro à sua frente, ovacionado pela multidão que lhe atirava flores, leques e mantilhas, jogou-lhe, como suprema homenagem, o pé direito de sua surrada e malcheirosa conga. Foi um episódio de uma tarde inesquecível, em que os canarinhos brasileiros avacalharam completamente essa secular e sagrada instituição espanhola que são as touradas.'


Sandra Moreyra, jornalista, filha do imortal jornalista Botafoguense Sandro Moreyra, partiu do mundo dos vivos. Foi uma grande Botafoguense desde criança.
(via Ruy Moura)

Nenhum comentário :