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sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Os dez mandamentos para jornalista nas redes sociais

Leonardo Sakamoto em seu blog.

Fico assustado com a quantidade deinformação mal checada e precipitada que circula pelas redes sociais, principalmenteem momentos de grande comoção. Fofoca sempre existiu, mas agora é transmitida emmassa por conta das novas tecnologias da comunicação. As redes sociais, principalmenteo Twitter, são plataformas que estão mudando o modo como nos comunicamos e fazemosfluir informação pela sociedade, alterando – consequentemente – as estruturas tradicionaisde poder. Mas se elas ajudam a formar, também desinformam.

Com a ajuda de alguns colegas jornalistas,fizemos uma breve lista com dez conselhos para quem assume a função de distribuirnotícias nas redes sociais. Alguns podem nos achar malas sem alça, outros bradarem que estamos fazendo o jogo de “x” ou de “y” com essas regrinhas que tolhem a liberdade. Bem, prefiro acreditar que uma informação errônea ao ser divulgada pode causar um impacto negativo contrário maior do que sua intenção. Ou pior, com o tempo, a credibilidadede quem divulga sem checar tende a ir para o ralo. Como já disse aqui anteriormente, acredito piamente que um diploma não faz um jornalista, mas sim o comprometimento e a ética que a pessoa assume ao exercer essa função.

Os dez mandamentos para jornalista nas redes sociais

1) Não tuitarás notícia sem antes checar a informação.

2) Não divulgarás notícias relevantes sem atribuir a elas fontes primárias de informação.

3) Tuítes “apócrifos”, sem fonte,jamais serão aceitos como instrumento de checagem ou comprovação.

4) Não esquecerás que informação precedeopinião.

5) Não matarás – sem antes checaro óbito.

6) Lembrarás que mais vale um tuíte atrasado e bem checado do que um tuíte rápido e mal apurado. E que um número grandede retuítes não garante credibilidade.

7) Serás assertivo apenas naquilo que tens certeza do que diz.

8 ) Não se esquecerás da apuração in loco, por telefone e/ou por e-mail.

9) Não terás pudores de reconhecer,rapidamente e sem poréns, o erro em caso de divulgação ou encaminhamento de informação incorreta.

10) Na dúvida, não retuitarás. Pois tu és responsável por aquilo que repassas. Ou seja, se der merda, você é culpado.

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