NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, julho 28, 2018

City Tour Capelas

Participamos hoje da primeira turma do City Tour Capelas, o primeiro de uma série temática proposta pela Secretaria de Cultura de Maringá. O passeio foi muito além de nossas expectativas. Começou na praça da Catedral onde o simpático ônibus da Cultura (estilo Simpsons) nos abocanhou. O tour durou mais de 4 horas. A equipe capitaneada pelo historiador João Laércio foi muito competente. Na sequencia comento outros pontos do City Tour.

A primeira parada  foi na Capela Santa Cruz (1946-1947) . É a única igreja em madeira na área urbana da cidade. Foi construída pela própria comunidade e é tombada como patrimônio histórico de Maringá e do Estado do Paraná.
Ainda na primeira parada do City Tour Capelas, evento criado pela Secretaria de Cultura de Maringá, foi possível vislumbrar o painel em relevo "Os Pioneiros" de 212 metros quadrados criado pelo artista Éder Portalha. Ele esculpiu a obra em cimento apenas com a mão esquerda devido a um AVC. O painel é riquíssimo em detalhes. Ele ainda não foi tombado pelo patrimônio histórico e artístico. Outro detalhe: seria importante deslocar o poste de energia situado bem no meio do painel. Além de poluir a obra, impede uma visão melhor de todo o cenário criado por Portalha (falecido em 2007). O painel está bem perto da Capela Santa Cruz, primeira parada do City Tour.



A segunda parada do City Tour Capelas, evento criado pela Secretaria de Cultura de Maringá, foi na Capela Nossa Senhora Aparecida(1950-1953), já na zona rural. Essa capela eu não conhecia. Foi construída pela comunidade em peroba rosa. Chama a atenção o teto da nave. Ali perto, bem ao lado, há antigas construções em madeira. Casas que devem ser tão antigas quanto a própria igreja.






A terceira e última parada do City Tour Capelas, evento criado pela Secretaria de Cultura de Maringá, foi na Capela são Bonifácio (1939-1940), a primeira edificação religiosa da cidade. Toda em madeira, ela fazia parte de uma enorme fazenda. Hoje também é possível visitar a casa ao lado, construída na mesma época. Neste local, foi servido um ótimo almoço com comida caseira a todos os participantes do city tour (R$ 22) . Em suma: o passeio gratuito de mais de quatro horas é uma excelente opção para maringaenses e turistas entenderem as raízes dessa jovem cidade de 71 anos. Obrigado Miguel Fernando, João Laércio, Edson Luiz Pereira e toda equipe do Patrimônio Histórico.

Nenhum comentário :