NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

domingo, março 26, 2017

A parteira Hygina

Eis um dado curioso. É sobre minha bisavó, por parte de pai. O artigo abaixo escrito pelo imprescindível Joaquim Eloy dos Santos fala da parteira Hygina.

Segunda metade do século 19
Cidade: Cataguases, MG
Vivia o casal Antonio Alves de Souza
                      e Claudina Martha de Souza (meus tataravós)
Filha única; Hygina (Minha bisavó)
O casal era dono de fazenda e panificação.
Hygina casou-se com o português João Teixeira Bastos (meu bisavô).
Bastos morreu aos 40 anos.
Teve 12 filhos com Hygina (cinco morreram na epidemia de Gripe Espanhola)
Com problemas financeiros, ela se desfez dos bens após a morte do marido.
Veio pra Petrópolis em 1921 e os filhos foram trabalhar como empregados na
Fábrica Cometa e na Santa Helena.
Hygina  virou parteira famosa.
Uma de suas filhas, Dinorah (minha avó) casou-se com Domingos Bulgarelli (meu avô).
Hygina morreu em 1958 aos 65 anos de idade.





Nenhum comentário :