sábado, novembro 05, 2016

O Iluminado - A Exclusiva Versão Americana


                                (via blog Popices)

Poucos sabem que nos EUA o filme tem ligeiras alterações do que a versão encontrada no resto do Mundo, sendo que no mercado americano o filme sempre foi exibido com aproximadamente 23 minutos a mais. Ambas as versões são oficiais, com o aval do Kubrick, sendo que a americana é um pouco mais explicativa. Um pouco apenas.
A Primeira versão americana tinha 146 minutos. Porém, antes do lançamento oficial, Kubrick editou um pouco mais o filme para o mercado exterior, deixando-o com os 119 minutos encontrados atualmente. Para o mercado americano, devido a limitação do público medio americano (que não deve ser tão diferente do atual brasileiro) o filme foi mantido com 144 minutos com algumas cenas e diálogos estendidos, que se não acrescentam muito à trama, dão uma mastigadinha a mais.
Os minutos citados a seguir corresponde as cenas no tempo que aparecem na versão americana.


05:03 Logo ao Começo após a apresentação de Wendy e seu filho Danny, ela diz a ele que a temporada no Hotel Overlock será divertida e que ele dão deve ter medo. Vemos também a apresentação de Jack Torrance ao empregado do Hotel Bill Watson pelo gerente do mesmo, o Sr. Ullman. Nesta conversa Jack diz entre outras que costumava ser Professor e que atualmente está escrevendo um livro e que a temporada no Hotel será propicia para que o mesmo o desenvolva. É conversado também as razões pelo qual o Hotel se encontra fechado no inverno (coisa que qualquer um descobrirá mais pra frente). Temos quase 2 minutos de cenas extras aqui.

12:07 Após a visão de Danny no banheiro de sua casa temos uma cena inteira inédita onde uma médica examina o menino. Ela pergunta o que aconteceu com ele, o porque do desmaio, o que aconteceu enquanto ele escovava os dentes, se sentiu alguma coisa desagradável, ao qual ele diz não a todas as perguntas. Nesta conversa Danny cita o amigo imaginário Tony mas desconversa, dizendo não querer falar sobre ele. A Médica sai com Wendy deixando o garoto sozinho no quarto e ficam conversando na sala. A Médica conforta Wendy, que está tudo bem e que ela não precisa se preocupar. A Médica procura saber quando foi que ele falou de Tony pela primeira vez e Wendy responde foi apos um dia que Jack bêbado encontrou-o mexendo nas suas coisas e deu-lhe um puxão que deslocou seu braço. A Partir dai Jack parou de beber e que nunca mais tocou numa garrafa de álcool.  As 2 cenas duram pouco mais de 5 minutos e pela primeira vez é citado o problema de Jack com as bebidas.

 20:46 Depois da chegada no Overlock, quando o Sr. Ullman mostra o salão Colorado a cena se extende alguns segundos. Wendy pergunta se os desenhos indígenas são autênticos, falando dos tempos de gloria do Hotel, onde recebeu 4 Presidentes e grandes estrelas do cinema.

22:46 Quando o Sr. Ullman mostra à Jack e Wendy o quarto deles a cena também se extende. Jack apalpa a cama e olha o banheiro.

Lá fora a cena começa um pouco antes e Ullman diz que o Labirinto é muito complicado e pra tomar cuidado, nunca entrar sem ter um bom tempo.

 23:56 Outra cena inédita é quando ambos são levados até o salão de festas. Ullman diz que o salão comporta até 300 pessoas e que as bebidas foram retiradas por causa do custo do seguro no inverno. Jack diz que tudo bem já que eles não bebem. O cozinheiro Hallorann é apresentado à eles. Na versão que conhecemos ele já aparece mostrando a Cozinha para Wendy e Danny. Suzie aparece trazendo o Danny que estava na sala de jogos.

Hallorann irá mostrar a cozinha para Wendy e Danny e no trajeto acha o apelido dela, Winniefred, curioso. Durante a conversa de Hallorann com Danny tomando sorvete, o cozinheiro acrescenta que assim como as pessoas os lugares podem ser Iluminados, fazendo referência ao Hotel.

34:19 Uma pequena cena de aproximadamente 20 segundos onde Wendy caminha empurrando um carrinho com Café é inserida na sequência, intercalando com outras de Danny passeando com seu triciclo pelo Hotel.

 36:45 A cena do café da manhã na cama é extendida . Wendy diz que a primeira impressão que teve do Hotel era assustadora mas agora está tudo bem. Jack diz que tem uma estranha sensação de que já que esteve nesse Hotel, algo mais que um simples Deja Vu. Wendy faz alguns sons fantasmagóricos, debochando de Jack. Um raro momento de afeto entre os dois.

37:53  Logo depois, na cena que Jack está jogando uma bolinha nas paredes no Hotel temos apenas a inclusão de uma nova tomada com Jack de costas por uns 8 segundos. E a sequência com Wendy e Danny saindo do Hotel começa uns 2 segundos antes. Nada demais.

40:35 Uma cena inédita, com Wendy na cozinha do Hotel. Na TV uma noticia sobre Susan Roberts, desaparecida há 10 dias e a tempestade que se aproxima.

45:52 Mais uma pequena cena de Jack trabalhando e um corte para o letreiro "Quinta", que não aparece na versão que conhecemos. Corte para Wendy e Danny brincando na neve (essa cena existe)

51:18 Antes da cena onde Danny vai ao quarto e encontra Jack na cama temos essa sequência inédita de Wendy e Danny vendo televisão. Danny pergunta a mãe se pode ir no quarto pegar seu carro de bombeiros. Wendy diz que seu pai está dormindo e para ele não importuná-lo. Danny insiste e ela deixa, mas para não fazer barulho.

1:06:04 Na cena em que Jack encontra com o barman Lloyd no salão de festa, Jack comenta que aquela dose acabaria com 5 meses de abstinência. Acrescenta que está tudo bem, apenas alguns probleminhas com a esposa. Lloyd comenta que não se pode viver com elas, mas também não sem. Um pouco mais de 1 minuto de dialogos inéditos.

1:18:55 Após a cena do banheiro, na cena em que Jack conversa com Wendy, um pequeno aumento da mesma onde Jack tenta convencer Wendy que Danny teve apenas um ataque e se machucou, sendo isso mais plausível do que alguém no Hotel já  o garoto tem um histórico desses problemas

1:31:40 Uma cena inédita com Wendy andando preocupada pelo quarto, falando sozinha que pretende fugir do Hotel usando o Carro de Neve. Ela ouve Danny dizendo "Redrum" no quarto e corre até lá preocupada. Em continuação a cena anterior vemos Danny sentado na cama meio catatônico. Wendy tenta conversar com ele que responde como se fosse o Tony, dizendo que o Danny não se encontra mais ali. Uma boa cena. A partir dela Danny fica bons momentos do filme no estado letargico.

1:34:56 Na sequência onde Jack tirava uma peça do rádio a cena continua com ele tirando mais duas peças. Corta para Hallorann tentando falar com a família pela terceira vez. Um titulo com o horario 8am aparece.

1:36:12 Uma sequência de uns 2 minutos e meio com Hallorann conversando no avião com uma aremoça, um corte para Jack trabalhando no hotel. Mostra o avião pousando e uma garagem de carros chamada Durkins. O proprietario da garagem Larry Durkin entra no escritorio e atende o telefone onde Hallorann, seu conhecido diz que está chegando e que precisará de um carro de neve para chegar ao Hotel. Na sequencia que nós conhecemos mostra apenas o avião e rapidamente Hallorann dentro dele. Depois corta com ele já dentro do carro, se dirigindo para o Hotel. Não há a sequência da garagem nem do telefone no aeroporto.





1:39:30 Wendy e Danny, ops Tony, estão assistindo Papa Leguas na TV (dá pra ouvir apenas o Bip Bip). Wendy está preocupada com o filho agindo como Tony, sai da sala mas antes pega um taco de baseball no canto. Na sequência conhecida Wendy já está andando pelos corredores com o Taco.

2:13:27 Depois de vários minutos com as sequências já totalmente conhecidas temos a melhor das inclusões. Wendy anda desesperada pelo salão enquando Jack persegue Danny no labirinto. Ela encontra o salão totalmente cheio de teias de aranha e com esqueletos pelo salão.

Logo após Jack congelado na neve e antes da foto que finaliza o filme existia uma sequência de uns 2 minutos mostrando a Wendy e o Danny à salvos mas Kubrick suprimiu essa cena após algumas exibições testes e elas encontram-se desaparecidas por enquanto. 

Nenhum comentário :