NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, fevereiro 04, 2016

Maurice White, do Earth, Wind & Fire, morre aos 74 anos

 Fundador do Earth, Wind &Fire, Maurice White morreu nesta quarta-feira aos 74 anos em Los Angeles. A informação foi revelada pelo irmão do cantor, Verdine White. O líder do grupo, que vendeu mais de 90 milhões de cópias, era portador de Parkinson.

"Meu irmão, herói e melhor amigo morreu em paz ontem enquanto dormia. Enquanto o mundo perde outro grande e lendário músico, nossa família pede que a privacidade seja respeitada", disse Verdine White à AP.

Sua voz singular pode ser ouvida em hits como "September" e "Let's groove". Diagnosticado com a doença em 1992, White deixou de excursionar com a banda em 1995. No entanto, ele só revelou o mal cinco anos depois.

No mesmo ano, o Earth, Wind &Fire foi eleito para o Hall da Fama do Rock and Roll. Fundado em 1969, o grupo emplacou o primeiro sucesso nos EUA com "Shinning star".


Ex-baterista de estúdio, White criou a Salty Peppers em Chigago nos anos 1960 e conseguiu um relativo sucesso. Depois de se mudar para Los Angeles e mudar todos os integrantes do grupo, exceto Verdine, ele o rebatizou de Earth, Wind & Fire.

No início, a banda tinha um suíngue de jazz, mas sua sonoridade evoluiu para uma mistura entre funk, gospel, disco, R&B e a musicalidade típica das big bands. Os shows do grupo eram repletos de danças, máquinas de fumaça, figurinos multicoloridos e glitter. O Earth, Wind &Fire se apresentou em todo lugar: do Super Bowl à Casa Branca.

Em uma entrevista à "Newsweek" quando experimentava o auge do sucesso, ele definiu o som do Earth Wind & Fire: "Nós vivemos em uma sociedade negativa. A maioria das pessoas não consegue ver a beleza e o amor. Vejo nossa música como um remédio".

Como produtor, White trabalhou com cantoras como Barbra Streisand e Cher. Ele assina a produção de hits como "Best of my love", do Emotions.





Nenhum comentário :