NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

domingo, janeiro 06, 2013

Bem Te Vi

Um dos personagens populares mais importantes de Petrópolis 
Cada infância teve o seu bicho papão. A minha tinha o Bem Te Vi. Quando nossas mães queriam que voltássemos pra casa, elas gritavam: O Bem Te Vi vai te pegar!
Ele era um senhor rude, mal humorado que carregava uma sacola nas costas. Ela estaria cheia de crianças desobedientes que ele encontrava pelo caminho.
Os meus irmãos mais velhos eram destemidos. Sempre que aquele andarilho aparecia, eles gritavam: Olha o Bem Te Vi!. E o homem ficava zangado e jogava pedras.
Certa vez em disseram que ele virou um andarilho devido a algum trauma de guerra. Até hoje, pouco se sabe do Bem Te Vi. Em 1986, no filme Banana Split, rodado em Petrópolis, os roteiristas também fizeram uma homenagem ao andarilho. Bem Te Vi, interpretado por Paulo César Pereio, aparece rapidamente quando uns rapazes estão na porta do Hotel Quitandinha.
Encontrei essa foto numa revista de 1948 editada em Petrópolis. Aqui, Bem Te Vi é colocado como “um dos tipos populares da cidade”. Mal saberia ele que no século 21 sua imagem e lenda estariam em um universo paralelo chamado internet.

Recado do Garçon – O Bem Te Vi pode aparecer de repente no bar. Não se assustem. Ele é pacífico e faz parte de nossas lendas.

Um comentário :

Anônimo disse...

Essa matéria é mentirosa .. o nome dele é Alfredo! Ele nunca foi a guerra , ele teve meningite na infância e sempre foi alvo de preconceito. Q descanse em
Paz meu tio avô