NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

1970 no Bar do Bulga



Uma ditadura militar, uma copa do mundo, um Pelé, Globo, politica e desbunde. Pedidos por e-mail.
Em breve, 1971 no Bar do Bulga.
01 - Azul da cor do mar - Tim Maia.- Estréia poderosa de Tim. Ainda jovem, porém já acima do peso, o rapaz passava horas sozinho deitado num sofá com o apelido de 'camelo'. Enquanto os amigos com as namoradas ficavam se curtindo nos quartos. A solidão valeu os verso: ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir..."
02 - Universo no teu corpo - Taiguara -A música teria sido inspirada na miss Brasil da época: Vera Fischer. E os versos são de poeta.
03 - Foi um rio que passou em minha vida -  Paulinho da Viola - Paulinho tinha deixado o pessoal da Portela muito magoado depois dele ter assinado um belo samba pra Mangueira. Não tardou para que o sambista respondesse com todo o coração. Um rio azul, a cor da Portela, passando em nossas vidas.
04 - Madalena - Elis Regina  - Ivan Lins lançou no primeiro LP e Elis gravou em seguida. Foi tema da novela ´Meu Primeiro Amor´
05 - Menina - Paulinho Nogueira -O mestre Paulinho Nogueira teve alunos como Nara Leão e Toquinho. E o violinista também foi um inspirado compositor de obras singulares como essa.
06 - Teletema - Evinha - Antônio Adolfo e Tibério Gaspar fizeram musicas de sucesso na década de 70. Aqui um classico da época na voz de Evinha, uma das irmãs dos Golden Boys e Trio Ternura.
07 - O amor é o meu pais - Ivan Lins - A musica esteve num dos ultimos festivais da canção. A imagem é de um Maracanazinho lotado com  Ivan no piano e uma gata de cabelos longos curtindo o sucesso do namorado: Lucinha Lins.
08 -Comunicação - Vanusa -  O compositor Helio Matheus também é o autor de Camisa 10 (homenagem ao Rei Pelé). E Vanusa fez a melhor versão de Comunicação, uma divertida critica ao mundo da publicidade que começava a surgir com força total na época.
09 - BR3 - Toni Tornado - outra da dupla Antônio Adolfo e Tibério Gaspar. Tornado fazia uma coreografia black pré-Michael Jackson ao interpretar a composição. BR 3 tem duplo sentido: alem de nos lembrar de uma rodovia,  era o apelido da veia que recebia drogas injetáveis..
10 - Amigo é pra essas coisas MPB 4 - Clássico absoluto da MPB cuja letra teve participação de Aldir Blanc. Ninguem como o MPB4 original para imortalizar a historia de um encontro de dois amigos que tiveram destinos diferentes. Repare no verso: 'Tome um Cabral!". Cabral era como se chamava a nota de dez cruzeiros que tinha a imagem do descobridor do Brasil.
11 - Coqueiro verde - Erasmo Carlos - samba rock despretensioso que cita Leila Diniz e o histórico jornal O Pasquim.
12 - Irene - Maria Bethania  - Caetano Veloso fez a canção para a irmã Irene. A outra mana, a Bethania, gravou.
13 - Fumacê- Golden Boys.- Uma crítica à poluição da Grande São Paulo ou teria alguem fumando alguma coisa?
14 - Irmãos Coragem - Jair Rodrigues. - Tema da primeira novela de sucesso da Globo escrita por Janete Clair. Musica de Nonato Buzar.
15 - London London - Gal Costa.-  Um folk londrino feito em pleno fog de Londres durante o exilio de Caetano Veloso.
16 - Primavera - Tim Maia - Outra tirada do primeiro LP de Tim Maia. A composição tem participação do soul man Cassiano.
17 - Quero voltar pra bahia - Paulo Diniz.- O baiano Paulo Diniz levantou o país com essa musica que indiretamente fala do exílio de tantos brasileiros na época.
19 - Meu Limão, Meu Limoeiro -  Topo Gigio - O ratinho de borracha era uma estrela da TV brasileira. Crianças adoravam e a esquerda  - como o pessoal do jornal O Pasquim- colocavam em dúvida a sexualidade do roedor que dividia o show com o humorista Agildo Ribeiro.
20 - Viagem - Taiguara - Abandona a morte em vida em que hoje está - O poeta e outro sucesso.AQUI

Um comentário :

Dinor Chagas disse...

Obrigado. Onde você garimpa essas coisa? Parabéns!