NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

O Fantasma do Paraíso (Phantom of the Paradise) 1974





Texto original do blog My One Tousend Movies
O produtor Swan rouba as músicas ao compositor Winslow Leach e transforma-as em sucessos. Este jura vingar-se dele e do seu palácio do rock, o Paraíso.
Desfigurado por um acidente e sem voz, torna-se no Fantasma do Paraíso. No entanto, Swan propõe-lhe um novo acordo para fazer uma ópera rock completa baseada na vida de Fausto para ser interpretada por Phoenix, que segundo Leach, é a única que a poderia cantar. Mas Swan tem outros planos e arranja um outro cantor, Beef.
Descrever Phantom of the Paradise, de Brian de Palma, como uma actualização do clássico Fantasma da Ópera não faz justiça a este filme demente. Enquanto que as homenagens de De Palma a Hitchcock, por vezes, levavam a becos sem saída, este rock & roll remake parece ter libertado a imaginação do realizador, num resultado que é estranho e engraçado ao mesmo tempo, com o espírito underground das primeiras obras de De Palma bem vincado.
De Palma mostra como estabelecer o ritmo da narrativa com agilidade: a história desenrola-se como um tiro de canhão, e os números musicais (especialmente nas sequências de Alice Cooper, como o Paraíso), são brilhantes. O filme parece prever o futuro, como a MTV e o movimento punk rock. As canções foram escritas por Paul Williams, esse ícone diminutivo da musica dos anos 70, e o seu desempenho é também uma obra de arte.
Comédia, musical, horror, tudo está presente nesta obra fantástica da década de 70.
Ganhou o grande prémio do Festival de Avoriaz, um dos festivais mais importantes do cinema fantástico da altura.


Nenhum comentário :