NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sexta-feira, março 19, 2010

Paisagem da Batalha



Elton Telles
Encerrando a série dedicada aos filmes indicados ao Oscar 2010, o Cinema Falado finaliza esse especial comentando o grande vencedor da premiação, “Guerra ao Terror” (2009), dirigido por Kathryn Bigelow. O filme consagrou-se o vencedor do Oscar, papando 6 estatuetas e deixando “Avatar” e os demais concorrentes desarmados e comendo poeira. O programa é apresentado pelo trio de cinéfilos Thiago Ramari, Marcelo Bulgarelli e Elton Telles, e vai ao ar nesta sexta-feira (19/03), às 21h, com horários alternativos no domingo, às 18h; na segunda-feira, às 2h; quarta-feira, às 3h e na sexta-feira, às 5h.

Escrito pelo jornalista Mark Boal, baseado no próprio artigo escrito para a revista Playboy, em 2006, “Guerra ao Terror” acompanha alguns dos obstáculos que soldados norte-americanos enfrentaram durante a invasão do Iraque, mais uma guerra patrocinada pelos Estados Unidos por caprichos capitalistas. Mesmo armados dos pés à cabeça, o filme não foca em soldados que combatem especificamente no front, mas em recrutas especialistas em desarmar bombas implantadas por insurgentes e rebeldes iraquianos.

(Pouco) conhecida de uma filmografia quase exclusiva de filmes de ação, a diretora Kathryn Bigelow realiza seu trabalho mais expressivo com este filme e recebe o reconhecimento devido da Academia em coroá-la como a primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção. Utilizando um estilo semidocumental, Bigelow abusa da “câmera nervosa” e é fantástica por garantir um clima de tensão e contra-ataque até mesmo em cenas naturalmente mais arrastadas, como um tiroteio no deserto. Favorecido por uma edição que prima pela agilidade e fluidez, além do elenco eficiente e fotografia saturada, que enaltece a aridez do local, “Guerra ao Terror” é um filme tecnicamente primoroso e com um discurso antibelicista, que focaliza a derrota do espírito humano dos soldados em meio à guerra.

A escolha da Academia em premiar um filme independente, de baixo orçamento (aproximadamente 11 milhões), em detrimento da maior bilheteria da história é um avanço. Sem querer desmerecer “Avatar”, que é um baita filme e uma experiência fantástica de se assistir no cinema em terceira dimensão, mas a preferência dos votantes por “Guerra ao Terror” foi, praticamente, uma resposta à indústria cinematográfica de que não há efeitos visuais e tecnologia digital que prevaleça sobre uma boa história.


TÍTULO: GUERRA AO TERROR
TÍTULO ORIGINAL: THE HURT LOCKER
ANO: 2009
PAÍS DE OIRGEM: ESTADOS UNIDOS
DIREÇÃO: KATHRYN BIGELOW
ROTEIRO: MARK BOAL
ELENCO: JEREMY RENNER, ANTHONY MACKIE, GUY PEARCE E RALPH FIENNES


TRAILER
http://www.youtube.com/watch?v=OJS4maWtw5s


RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da tranmissão, através do site http://www.radiocesumar.com.br/

Para participar do programa:
e-mail: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758

Nenhum comentário :