NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

domingo, março 14, 2010

Obras primas deJos Stelling

Outro dia digitalizei o excelente O Ilusionista. Agora consegui com boa qualidade outro filme que eu só tinha em VHS (e com imagem sofrível): O Homem da Linha (De wisselwachter) 1986 (vide capinha do VHS), também do holandês Jos Stelling (Vencedor da Mostra Internacional de São Paulo). A sinopse e o filme estão AQUI.

Uma jovem francesa desce de um comboio certa de ter chegado ao seu destino. Mas depara-se com uma pequena estação quase deserta e no meio do nada,onde vive apenas um empregado, responsavel pela manutenção da linha. Os comboios raramente param ali, assim ela é obrigada a conviver com aquele estranho que nunca teve contacto íntimo com uma mulher. Joss Stelling cria um clima de tensão e claustrofobia a partir da obsessão de um homem solitário por uma mulher. A presença dela destrói o equilibrio pessoal que ele tinha construido durante anos, formando um trampolim para vários acontecimentos humoristicos e dramáticos.
Este, é um pequeno filme holandês, que se não fosse o Fantasporto, provavelmente nunca teria sido divulgado em Portugal. No Fantasporto, ganhou o prémio de Melhor Actor(Jim van der Woude), e o prémio da Audiência. Teve ainda divulgação por outros festivais pelo mundo fora, como em Veneza, onde ganhou uma menção especial, e no festival de São Paulo, onde também ganhou o prémio da audiência.

Nenhum comentário :