NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Sinédoque, Nova York





(Elton Telles)  Falta pouco mais de duas semanas para dizer “adeus” a 2009. Como despedida, cada integrante do Cinema Falado resolveu apontar o melhor filme do ano para ser comentado no mês de dezembro. O programa dessa semana, que vai ao ar nesta sexta-feira (11/12), será dedicado ao filme “Sinédoque, Nova York” (2008), dirigido por Charlie Kaufman e a minha escolha pessoal como o melhor (ou um dos melhores) filme do ano que se encerra. O Cinema Falado é apresentado por Thiago Ramari, Marcelo Bulgarelli e Elton Telles e vai ao ar todas as sextas-feiras, às 21h, com reprises nos domingos, às 18h; na segunda-feira, às 2h; quarta-feira, às 3h e sexta-feira, às 5h.
“Sinédoque, Nova York” conta a história de Caden Cottard (Seymour Hoffman), um diretor de teatro depressivo, angustiado e que tem medo da aproximação da morte. Casado com a artista plástica Adele (Keener) e pai de uma garotinha de 4 anos, o dramaturgo logo é abandonado pela filha e esposa, que aproveita a exposição de suas pinturas na Europa e resolve ficar por lá, já que, diferentemente do marido, alcançou fama e sucesso. Porém, um dia, Caden ganha um prêmio de dramaturgia, cuja recompensa é em dinheiro e resolve investir toda quantia em uma nova peça teatral, que mais do que alcançar o prestígio dos críticos, pretende fazer uma jornada interior para tentar conhecer a si mesmo e buscar o sentido da vida.


Este filme marca a estreia de Charlie Kaufman na direção de longas-metragens. Famoso pelo trabalho como roteirista em filmes conceituados como “Quero Ser John Malkovich” (1999) e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” (2004), a aproximação deste filme com os demais roteirizados pelo diretor é bem nítida quanto à mistura da mente humana com a realidade. “Sinédoque, Nova York” exige atenção do espectador porque a estrutura e abordagem narrativa utilizada não prima pela linearidade. À primeira vista, o filme pode soar um pouco confuso, mas uma segunda visita ao filme é praticamente obrigatória para preencher as lacunas e encaixar as peças desse quebra-cabeça brilhante e humanista.

Protagonizado por Philip Seymour Hoffman, um dos melhores atores da atualidade e contando com um vasto elenco secundário composto por atrizes igualmente talentosas – dentre elas, Samantha Morton, Emily Watson, Catherine Keener e Diane Wiest– “Sinédoque, Nova York” apresenta um delicado estudo de personagem e demonstra riqueza em sua complexa abordagem. Ao mesmo tempo em que o ser humano não passa de um grão de areia da praia, ninguém é figurante nessa vida, pois todos são protagonistas de suas próprias histórias. E será assim até a morte chegar.


TÍTULO: SINÉDOQUE, NOVA YORK
TÍTULO ORIGINAL: SYNECDOCHE, NEW YORK
ANO: 2008
PAÍS DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS
DIREÇÃO E ROTEIRO: CHARLIE KAUFMAN
ELENCO: PHILIP SEYMOUR HOFFMAN, SAMANTHA MORTON, MICHELLE WILLIAMS, CATHERINE KEENER, DIANNE WIEST, HOPE DAVIS, EMILY WATSON, JENNIFER JASON LEIGH E TOM NOONAN

Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=1mUKCOdpVoo


RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da tranmissão, através do site http://www.radiocesumar.com.br/

Para participar do programa:
Telefone: (44) 3031-6367
e-mail: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br

Nenhum comentário :