NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, dezembro 22, 2009

Nossos clássicos natalinos


O filme mais acessível de Ingmar Bergman, porém imperdível. Tá tudo alí: a infância, a angustia, a solidão, a Igreja, a família.. Um hino. Belíssimo.

Sinopse
No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante Alexander, o menino, passa a ver o fantasma do pai frequentemente. Tempos depois Emilie, sua mãe, casa-se com um religioso extremamente rígido e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros.
Na casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e das suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Passado algum tempo, a mãe toma consciência da real personalidade do marido e de quanto os seus filhos sofrem naquela casa, assim planeia uma maneira de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.
---------------------------------
Fanny och Alexander (em português, Fanny e Alexander) - Suécia, França e Alemanha - 1982 -de Ingmar Bergman (também é o autor do roteiro). A edição é de Sylvia Ingemarsson, a música de Daniel Bell, a direção de arte de Susanne Lingheim e a direção de fotografia do genial Sven Nykvist.

Nenhum comentário :