NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, novembro 20, 2007

A FAVOR DAS COTAS PARA NEGROS NA UEM


Não me lembro se havia colegas negros no dia da minha formatura. Provavelmente não. Agora se debate o sistema de cotas raciais na Universidade Estadual de Maringá. Bastou o assunto ser pauta do dia para aparecer os mesmos comentaristas (todos brancos, por sinal) para palpitar que deveria existir cotas sociais e não raciais. Ora, a UEM por ser uma instituição publica e gratuita já pratica a cota social por ela mesma. O que não se percebe é a presença de negros em suas formaturas.
Para aqueles que são contra as contas raciais e que não sabem o que é racismo, aconselho assistirem o documentário da Jane Elliot chamando "Blue eyed" (pessoas de olhos azuis), sobre discriminação e preconceito. Ela parte de premissas falsas para criar uma realidade virtual que influencia o comportamento das pessoas. Ela simplesmente diz que pessoas com olhos azuis são menos capazes que pessoas de olhos castanhos: "Escolhi os olhos porque a mesma substância que determina a cor da pele determina a cor dos olhos. Se você tem muita melanina no cabelo, pele e olhos, você tem cabelos, pele e olhos escuros. Se tiver pouca melanina, terá cabelos, pele e olhos claros". Segundo a falsa teoria criada por ela, "os primeiros seres humanos do planeta surgiram perto do Equador, na África, há 280 milhões de anos. Eles precisavam de muita melanina para protegê-los dos raios do sol. É a função da melanina. Quando as pessoas foram imigrando para o Norte, recebiam uma incidência menor de luz solar e seus corpos produziam cada vez menos melanina. Por isso, as pessoas do Norte têm menos melanina na pele, cabelos e olhos. Agora, o clareamento do cabelo e da pele não afetou o cérebro, mas o clareamento dos olhos expôs o cérebro a mais luz e isso causou danos ao cérebro. Por isso, pessoas de olhos azuis são mais burras".
No documentário, um grupo de brancos de olhos azuis tem que fazer testes de inteligência. "O teste, elaborado por um negro, possui várias questões inerentes à cultura negra, que obviamente os de olhos azuis são incapazes de responder. Isso provaria o quão burros, ignorantes e desinteressados sobre outras culturas eles são".
O mesmo documentário mostra que esse grupo de brancos que durante um tempo foram tratados como burros, incompetentes, incapazes e inferiores, começa a ter a auto-estima abalada, perde a motivação e cometem mais erros do que normalmente cometeriam. Ou seja, sentem a discriminação na própria pele (ou seria pelos olhos?).
Quem não acredita em racismo é porque nunca foi discriminado, humilhado. Seria bom assistir ao Blue Eyed (já exibido pelo canal GNT)ou então participar do elenco do documentário.

Nenhum comentário :