NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sexta-feira, janeiro 15, 2021

Um navio em Petrópolis

 Você sabia que na década de 1940 foi construído o “Navio do Bingen”? O local ficava na altura da Werner, em frente à Rua Afrânio Peixoto, no bairro Bingen, em Petrópolis RJ.


De acordo com o jornal Bauernzeitung, o navio foi construído pelo senhor Vasco Lima, que morava nas redondezas. Durante muitos anos abrigou um armazém (COMAP) e mais tarde se transformou em uma casa de shows.

Segundo informações do blog Petrópolis no século XX, do professor de história Oazinguito Ferreira, “muitos alegam que a mesma possui origens na concessão de um oficial de marinha que para seu prazer e de sua amada, outros contam que o navio foi construído para ser uma boate cuja presença no cenário petropolitano foi mitológica para os jovens dos anos 50. Nesta boate se reuniam muitos cariocas, com lendas como a da presença constante de ‘Luz del Fuego’ ou Doris Vivaqua, bailarina, naturista e feminista, que segundo contam frequentava o local. Ela possuía uma ilha que foi sensação, a ilha do Sol, onde praticava o nudismo. Luz del Fuego faleceu em 1967. A boate foi derrubada, pois muitos acusavam que sua presença prejudicava a vazão do rio durante o período de chuvas intensas sobre a cidade, outros justificavam que esta fora construída sem autorização da marinha (depoimentos de moradores)."

Crédito: reprodução jornal Bauernzeitung / boletim da Colônia Alemã de Petrópolis, edição 19 - abril de 1998



Nenhum comentário :