NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

domingo, novembro 12, 2017

Ecos from O Homem Invisível (The Invisible Man) 1933



O Dr. Jack Griffin (Claude Rains) é um cientista que está obcecado em ganhar fama e respeito no meio científico, e consegue criar uma fórmula química que testada em si mesmo, transforma-o em invisível. Desesperado em encontrar um antídoto e poder voltar ao normal, controlando os efeitos da experiência, ele se refugia-se num hotel numa pequena cidade do interior, para poder trabalhar sem interferências do exterior.
Contudo, depois de ser constantemente importunado, e acrescentado o facto da experiência ter afectado significativamente a sua mente evidenciando sinais de psicopatia, o cientista decide vingar-se do mundo utilizando a vantagem da invisibilidade para aterrorizar e instaurar pânico nas pessoas, com assassinatos e acidentes, onde nem mesmo a presença acolhedora da bela noiva Flora (Gloria Stuart), filha de seu chefe, Dr. Cranley (Henry Travers), consegue convencê-lo a parar com os crimes e idéias mirabolantes de poder.
O escritor inglês H. G. Wells (1866/1946) foi o autor de uma infinidade de livros de Ficção Científica e Horror que além de se tornarem muito conhecidos e de culto, serviram de inspiração para a produção de inúmeros filmes, como este.
A direção é de James Whale, o mesmo de clássicos como 'Frankenstein' (31), e 'A Noiva de Frankenstein' (35), a produção é do famoso estúdio 'Universal', e o elenco é liderado pelo actor inglês Claude Rains.
Aliás, Rains ganhou o papel depois do realizador descartar o grande Boris Karloff, alegando que queria um actor com uma voz mais 'intelectual', tanto que o seu rosto praticamente não aparece no filme e sua voz passou a ser reconhecida pelo público.O filme ajudou a imortalizar o 'cientista louco' que se transformou em um 'homem invisível' como mais um personagem marcante no imaginário popular, entrando para a galeria dos vilões famosos do cinema fantástico, sendo visto numa grande quantidade de filmes, ou inspirando outros personagens similares. O filme é bem curto, com apenas 71 minutos de duração.  (Informações do blog  my one thousand movies )





Nenhum comentário :