NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, setembro 09, 2017

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

O Que Terá Acontecido a
Baby Jane?
Ano:1962
Diretor:Robert Aldrich
Sinopse: Duas irmãs vivem juntas numa velha casa de Los Angeles: uma delas, Baby Jane, que foi atriz infantil de vaudeville, tortura a outra que foi estrela de cinema nos anos 30, mas agora está confinada em cadeira de rodas.

Bastidores: Primeiro e único encontro de duas super estrelas, num filme de terror que fez escola e provocou dezenas de imitações. Apesar do sucesso, ele foi rodado modestamente, com o diretor tentando evitar a rivalidade entre as estrelas, que se odiavam. Bette Davis (1908-89), no papel mais chamativo, teve sua décima indicação ao Oscar. Quem ganhou foi Anne Bancroft, que estava na Broadway naquele momento. Por isso, Joan Crawford (104-77) ofereceu-se para receber a estatueta no lugar dela e apareceu em todas as fotografias. Indicado também pela fotografia e coadjuvante (Buono), ganhou o de melhor figurino. . Foi a própria Bette quem inventou e se aplicou aquela maquiagem exagerada e a filha dela de 14 anos B.D. Merrill faz uma ponta como Liza, a filha da vizinha. Também foram usadas como parte da história cenas de filmes antigos das estrelas, como Parachute Jumper (33) e Ex-Lady (33) de Bete e Sadie McKee (34) de Joan. Buono aos 24 anos estreou neste filme mas teve vida breve morrendo em 1982. O sucesso da fita ajudou muito a carreira das duas estrelas.

Critica : É um duelo de estrelas, antológico, onde hoje a discrição de Joan sai vencedora. Mas na época, não se tinha visto nada parecido. Duas estrelas rivais de primeira grandeza consentindo em aparentar sua verdadeira idade (ou pior que isso, se enfeiarem).E sob a direção de um realizador de prestígio Aldrich (que havia sido amante de Joan, em outros filmes que haviam feito juntos, Folhas Mortas). Também não se costumavam fazer este tipo de história chamada “gótica”, não terror explícito mas principalmente psicológico . A fita é extremamente curiosa pelo confronto de estilos de representação, com Bette exagerando nitidamente (seu personagem como ex-atriz infantil de vaudeville permite que ela tenha uma patética canção chamada “ I Wrote a Letter to Daddy/Escrevi uma carta para Papai”). Mas o filme não evita choques (servindo animais mortos), nem deixa de ter revelações surpresas. É importante também por ter criado um novo gênero e estilo de fita, cheia de auto-referencias

Fonte Cinema Rodrigo
Bette Davis and Joan Crawford -“Whatever Happened To Baby Jane” (1962)

Nenhum comentário :