NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, agosto 05, 2013

Futebol de Botão


lote-bertisa-escudinhos_MLB-F-4457854528_062013

O futebol de botão ou jogo de botão surgiu nos anos 30 através do brasileiro Geraldo Cardoso Décourt e foi muito popular nos anos 70 e início dos 80. Vários tipos de botões eram utilizado, assim como os campos de jogo. Mesas de madeira, de concreto, no chão, na mesa de jantar, qualquer base lisa era possível jogar. Os goleiros era feitos de caixa de fósforos, de madeira, plástico, chumbo, desde que no formato retangular. Também as bolas podiam ser trocadas por dados pequenos e diversas regras podiam ser criadas quanto a forma de jogar. Por exemplo: uso do dedo ou não para dar direção ao gol; tres toques ou toque livre para cada jogador e por vez; regras para faltas; etc.
Com a chegada do vídeo game, hoje o esporte futebol de mesa perdeu a popularidade entre os jovens. Existem ligas e federações oficiais, mas é muito difícil encontrar jovens jogando botão em casa tendo a concorrência de jogos como FIFA Soccer e PES.
Para os saudosistas fica a lembrança de montar seu time, campeonatos, comprar e trocar botões com os amigos, “narrar” jogos e cuidar dos botões com carinho.  ( Via Recordando)

Nenhum comentário :