NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, abril 15, 2024

A Woman Under the Influence (1974)


Uma Mulher Sob Influência, obra-prima de John Cassavetes de 1974, é um drama psicológico visceral que explora as profundezas da mente humana com maestria. O filme acompanha Mabel (Gena Rowlands), uma mulher que luta contra a instabilidade emocional e a desintegração mental, enquanto seu marido Nick (Peter Falk) tenta desesperadamente salvá-la.

Atuações Inesquecíveis:

Gena Rowlands entrega uma performance eletrizante como Mabel, capturando a fragilidade, a raiva e a confusão da personagem com uma intensidade emocional avassaladora. Peter Falk também brilha como Nick, retratando um homem amoroso, mas impotente diante da doença de sua esposa. A química entre os dois atores é palpável, tornando a história ainda mais envolvente.


A direção de Cassavetes é magistral. Ele utiliza planos próximos e câmeras instáveis para criar uma atmosfera claustrofóbica e caótica, refletindo o estado mental de Mabel. A trilha sonora dissonante e os cortes abruptos contribuem para a sensação de desorientação e instabilidade.


O filme explora temas complexos como doença mental, codependência, machismo e as expectativas sociais impostas às mulheres. Cassavetes não oferece respostas fáceis, mas convida o espectador a refletir sobre a natureza da loucura, a fragilidade da psique humana e os desafios de se relacionar com alguém que sofre de um transtorno mental.

Um Clássico Cult:

Embora não tenha sido um sucesso comercial na época de seu lançamento, Uma Mulher Sob Influência se tornou um clássico cult aclamado pela crítica e pelos cinéfilos. O filme é considerado uma obra-prima do cinema americano independente e um dos trabalhos mais importantes da carreira de John Cassavetes.
 
tumblr_prfdwdoCa11qi0pl0o1_500.gifv



tumblr_prfdwdoCa11qi0pl0o3_500.gifv



tumblr_prfdwdoCa11qi0pl0o4_500.gifv



tumblr_prfdwdoCa11qi0pl0o5_500.gifv



tumblr_prfdwdoCa11qi0pl0o2_500.gifv



A Woman Under the Influence (1974) dir. John Cassavetes

Nenhum comentário :