NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quarta-feira, junho 05, 2019

Os hippies de Ibiza

Os hippies de Ibiza são uns dos ícones daquela ilha.
Esta escultura de bronze foi inaugurada no verão de 2016 e pode ser encontrada na interseção de Carrer Lluis Tur i Palau e Carrer Guillem de Montgrí, na área do porto. A estátua presta homenagem à importância do movimento hippie no desenvolvimento da ilha, a partir da década de 1960.

A escultura é o trabalho do escultor catalão Ció Abellí e consiste de uma representação tridimensional de uma imagem famosa do fotógrafo Toni Riera. O monumento mostra, em tamanho real, um homem com cabelos longos e estética hippie, com um cigarro na mão, enquanto caminhava com sua filhinha, que segura uma mamadeira.

Apesar do fato da fotografia ter sido tirada em um parque em Amsterdã, em 1968, ela serviu como ícone da ilha em inúmeras ocasiões. Aos pés deles está um mapa do mundo destacando todas as concentrações hippies mais significativas do mundo: São Francisco, Amsterdã, Katmandu, Goa e Ibiza. O trabalho foi doado à cidade pelo fundador do Grupo Pachá, Ricardo Urgell.

O curioso, no entanto, é que não foi feito em Ibiza, mas em Amsterdã. Riera a capturou enquanto estava deitada em um parque na cidade holandesa.  Ninguém sabe a identidade das pessoas que serviram de modelo.

O mistério foi resolvido há alguns anos, quando a menina, agora adulta, foi a Ibiza para a discoteca de Pacha e se viu cara a cara com a imagem, reconhecendo-se imediatamente. Assim, chegamos a saber que os protagonistas são um ex-ator, Sandy van der Linden, e sua filha Radha.





Nenhum comentário :