NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, setembro 04, 2018

O Palácio Monroe

O Palácio Monroe localizava-se na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. Chegou a abrigar o Senado Federal, mas era considerado pequeno, por ser do tamanho de uma sala de cinema, embora inegavelmente bonito e imponente. 

Foi projetado para ser o Pavilhão do Brasil na Exposição Universal de 1904, ocorrida em Saint Louis, nos Estados Unidos da América.  assim, o arquiteto e engenheiro militar, Coronel Francisco Marcelino de Sousa Aguiar, concebeu uma estrutura metálica capaz de ser totalmente desmontada, erguendo-a, como previsto, em Saint Louis. 

A imprensa norte-americana não poupou elogios à estrutura, destacando-a pela sua beleza, harmonia de linhas e qualidade do espaço. Na ocasião, o Pavilhão do Brasil foi condecorado com a medalha de ouro no Grande Prêmio Mundial de Arquitetura, o maior certame do gênero, à época. Naquela exposição universal, apenas um outro brasileiro, o pintor Eliseu Visconti, foi condecorado com a medalha de ouro por sua tela "Recompensa de São Sebastiâo".
 Desmontado ao final do evento, a estrutura foi transportada para o Brasil, vindo a ser remontada no  Rio de Janeiro em 1906, para sediar a Terceira Conferência Pan-Americana. O Barão do Rio Branco, por sugestão de Joaquim Nabuco, propôs que, ao Palácio de Saint-Louis, como era conhecido, fosse dado o nome de Palácio Monroe, em homenagem ao presidente norte-americano James Monroe, criador do Pan-Americanismo. 

Entre 1914 e 1922, o Palácio Monroe foi sede provisória da Câmara dos Deputados, enquanto o Palácio Tiradentes era construído. Com a inauguração deste, durante as comemorações do primeiro centenário da independência, o Senado Federal passou a utilizar o Monroe como sua sede. 
Com a mudança do Distrito Federal para Brasília, em 1960, o Monroe passou a exercer a função de escritório de representação do Senado no Rio de Janeiro. À época do Regime Militar, foi transformado em sede do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA). 
Em 1974, durante as obras de construção do Metrô do Rio de Janeiro, o traçado dos túneis foi desviado para não afetar as fundações do palácio. 
Nessa época o Governo Estadual decretou o seu tombamento. Uma campanha mobilizada pelo jornal O Globo, com o apoio de arquitetos modernistas como Lúcio Costa pediu a demolição do Palácio Monroe, sob alegações estéticas e de que o prédio atrapalhava o trânsito. 
O então presidente Ernesto Geisel, que também não era favorável ao edifício, sob a alegação de que prejudicava a visão do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, não concedeu o decreto federal de tombamento e, em março de 1976, o monumento foi demolido. 

No terreno assim desocupado, foi construída uma praça (Praça Mahatma Gandhi) com um chafariz monumental, originalmente instalado na Praça XV. 
Na edição de 28/01/1976 do Jornal do Brasil  era noticiada a tentativa de impedimento da demolição por meio de ação popular. Neste período, final de janeiro de 1976, o palácio já se encontrava sem janelas e cúpula. 
Louis de Souza Aguiar, filho do construtor do palácio, reafirmou, em protesto, sua decisão de doar ao governo norte-americano a medalha conquistada pelo seu pai no concurso mundial de arquitetura. 
Os quatro leões de mármore de carrara que adornavam o palácio haviam sido vendidos para o diretor de uma financeira e que este pretendia instalar os objetos em uma casa de fazenda localizada em Minas Gerais. S
 A firma contratada para a demolição afirmava que pretendia faturar o máximo com a venda de objetos de arte e material aproveitável do palácio, de forma a recuperar os 200 mil cruzeiros investidos.
 Os Anjos de Bronze que adornavam a cúpula estavam orçados em Cr$ 15 mil cada, fora os vitrôs de valor histórico ainda não orçados.
Apenas com a venda de 3 mil toneladas de ferro era possível arrecadar 9 milhões de cruzeiros. 
Dois dos leões de mármore estão Instituto Ricardo Brennand, na cidade do Recife, Pernambuco. 
Em 2015, foram encontrados vários objetos perdidos, que estavam no depósito do museu do Senado Federal. O material estava em 16 caixas que vieram do Palácio Monroe e nunca foram abertas. As peças passarão por higienização, identificação, fichamento e restauração. Entre as peças, encontram-se lustres de 1,8m de altura, adornados com rosáceas douradas e bulbos de cristais. E agora fazem parte do Patrimônio do Senado Federal. (Fonte Wikipedia)

Nenhum comentário :