Morreu Scott McKenzie, cantor de “San Francisco”
Scott McKenzie, nome artístico de Scott Philip Blondheim (Jacksonville Beach, Flórida, 10 de janeiro de 1939 — Los Angeles, 18 de agosto de 2012) foi um cantor e compositor americano que iniciou a sua carreira em meados da década de 1950 e tornou-se mundialmente conhecido com a música "San Francisco" (Be Sure to Wear Some Flowers in Your Hair), ligado ao movimento Hippie e à contra-cultura.
Scott McKenzie, o norte-americano que deu voz ao hino não-oficial de contra-cultura dos anos 1960 “San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)”, morreu aos 73 anos, foi anunciado esta segunda-feira no site do cantor.
“É com muita tristeza que anunciamos a morte de Scott McKenzie, em Los Angeles, a 18 de Agosto de 2012”, pode ler-se no site. O cantor estava “muito doente e morreu na sua casa, após duas semanas hospitalizado”, adianta a página. McKenzie sofria do síndrome de Guillain-Barré, uma doença que afecta o sistema nervoso e que o obrigava a várias deslocações ao hospital nos últimos anos.
O norte-americano deu voz a “San Francisco”, tema lançado em 1967 da autoria de John Phillips, o líder dos The Mamas and the Papas. Este seria o único hit de McKenzie, apesar de em conjunto com Phillips, Mike Love e Terry Melcher, ter escrito, em 1988, o sucesso dos Beach Boys “Kokomo”
Com “San Francisco” chegou ao número 4 da US Billboard 100 e esteve em primeiro na tabela de vendas do Reino Unido. Lançou dois álbuns a solo – “The Voice of Scott McKenzie” e “Stained Glass Morning” – antes de se retirar da cena musical por uns tempos para fugir à pressão da fama. Voltou à música em 2002 quando se juntou à digressão dos The Mamas and the Papas.
“Estou espantado como ‘San Francisco’ continua ainda hoje a evocar sonhos nos corações e mentes das pessoas em todo o mundo”, escreveu em 2002.
Fonte: Jornal Público
Nenhum comentário :
Postar um comentário