NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, agosto 20, 2012

Morreu Scott McKenzie, cantor de “San Francisco”

Via Música dos Anos 60


Morreu Scott McKenzie, cantor de “San Francisco”



Scott McKenzie, nome artístico de Scott Philip Blondheim (Jacksonville Beach, Flórida, 10 de janeiro de 1939 — Los Angeles, 18 de agosto de 2012) foi um cantor e compositor americano que iniciou a sua carreira em meados da década de 1950 e tornou-se mundialmente conhecido com a música "San Francisco" (Be Sure to Wear Some Flowers in Your Hair), ligado ao movimento Hippie e à contra-cultura.

Scott McKenzie, o norte-americano que deu voz ao hino não-oficial de contra-cultura dos anos 1960 “San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)”, morreu aos 73 anos, foi anunciado esta segunda-feira no site do cantor.

“É com muita tristeza que anunciamos a morte de Scott McKenzie, em Los Angeles, a 18 de Agosto de 2012”, pode ler-se no site. O cantor estava “muito doente e morreu na sua casa, após duas semanas hospitalizado”, adianta a página. McKenzie sofria do síndrome de Guillain-Barré, uma doença que afecta o sistema nervoso e que o obrigava a várias deslocações ao hospital nos últimos anos.
O norte-americano deu voz a “San Francisco”, tema lançado em 1967 da autoria de John Phillips, o líder dos The Mamas and the Papas. Este seria o único hit de McKenzie, apesar de em conjunto com Phillips, Mike Love e Terry Melcher, ter escrito, em 1988, o sucesso dos Beach Boys “Kokomo”
Com “San Francisco” chegou ao número 4 da US Billboard 100 e esteve em primeiro na tabela de vendas do Reino Unido. Lançou dois álbuns a solo – “The Voice of Scott McKenzie” e “Stained Glass Morning” – antes de se retirar da cena musical por uns tempos para fugir à pressão da fama. Voltou à música em 2002 quando se juntou à digressão dos The Mamas and the Papas.
“Estou espantado como ‘San Francisco’ continua ainda hoje a evocar sonhos nos corações e mentes das pessoas em todo o mundo”, escreveu em 2002.

Fonte: Jornal Público

Nenhum comentário :