NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, novembro 01, 2018

Ecos from Psicho

Em 1 de npvembro de 1961, estreou nos cinemas brasileiros o filme Psicose. dirigido por Alfred Hitchcock, e estrelado por Anthony PerkinsVera Miles, John Gavin e Janet Leigh. O roteiro foi escrito por Joseph Stefano, baseado no romance homônimo de Robert Bloch, que por sua vez fora vagamente inspirado nos crimes do assassino de Wisconsin, Ed Gein
Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado. Psicose custou 800 mil dólares e faturou 60 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro.
O enredo gira em torno da secretária Marion Crane (Leigh) que, após dar um desfalque em seu empregador, vai parar num decadente motel, dirigido por um homem perturbado de 30 anos de idade, Norman Bates (Perkins), e das consequências a partir desse encontro.produção anterior de Hitchcock, depois de ter sido filmado com um orçamento baixo, com uma equipe de televisão e em preto e branco. Psicose recebeu inicialmente críticas mistas mas, em razão da excelente bilheteria, o filme obteve uma reconsideração que o levou à aclamação da crítica e quatro nomeações ao Óscar, incluindo Melhor Atriz Coadjuvante para Leigh e Melhor Diretor para Hitchcock.

Hoje é considerado um dos melhores filmes de Hitchcock e elogiado como uma obra de arte cinematográfica por críticos internacionais de cinema e estudiosos da área. Classificado entre os melhores filmes de todos os tempos, ele estabeleceu um novo nível de aceitabilidade para a violência, comportamento desviante e sexualidade nos filmes americanos. Após a morte de Hitchcock em 1980, a Universal Studios distribuiu três sequências, um telefilme, um remake e uma série de TV.
Em Portugal e no Brasil, antes da estreia do filme, houve um rumor lançado pela Imprensa em que o filme se chamaria de "O Filho que Era a Mãe". De imediato a Inspecção dos Espectáculos desmentiu o facto em público, informando que o filme se chamaria de "Psico", com estreia imediata a 22 de Novembro de 1960. O filme estreou e foi um sucesso. Nas ruas ecoava a piada sobre o filme, sobre se chamaria de "Psico" ou "O Filho que Era a Mãe". Mais tarde, o filme, em Portugal, foi exibido na televisão portuguesa através da RTP1, à meia-noite de Sábado, dia 30 de Abril de 1988, na rubrica "Cinema da Meia Noite".
Em 1992, a Biblioteca do Congresso, considerou o filme "culturalmente, historicamente, ou esteticamente significante" e selecionou-o para preservação no National Film Registry. (Fonte wikipedia) 
tumblr_oxb83kxxRx1uldbexo1_500.png




tumblr_oxb83kxxRx1uldbexo2_500.png




tumblr_oxb83kxxRx1uldbexo5_500.png




tumblr_oxb83kxxRx1uldbexo4_500.png




tumblr_oxb83kxxRx1uldbexo6_500.png




tumblr_oxb83kxxRx1uldbexo7_500.png




tumblr_oxb83kxxRx1uldbexo8_500.png




tumblr_oxb83kxxRx1uldbexo9_500.png





Nenhum comentário :