NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Afonsinho













Esse é Afonsinho que além de craque foi um dos mais importantes nomes da história do futebol. Foi ele quem lutou pela dignidade do profissional que antes era tratado como objeto entre os clubes. Um capítulo decisivo foi o da barba de Afonsinho: por se recusar a raspá-la, como queria o técnico Zagalo, ele teve seu contrato com o Botafogo rescindido e foi conseguir na Justiça a liberação de seu passe.
Paulista de Jaú, Afonsinho também foi médico. Amigo da MPB, ganhou uma música de Gilberto Gil, “Meio de Campo” (gravado por Elis Regina) e de Moraes Moreira, “Espírito Esportivo”.

(Acima, foto de Afonsinho na revista Programa – Jornal do Brasil – 14/12/80)
Posted by Picasa
Foto: Carta Capital

MEIO DE CAMPO
Gilberto Gil
Prezado amigo Afonsinho
Eu continuo aqui mesmo
Aperfeiçoando o imperfeito
Dando tempo, dando um jeito
Desprezando a perfeição
Que a perfeição é uma meta
Defendida pelo goleiro
Que joga na seleção
E eu não sou Pelé, nem nada
Se muito for eu sou um Tostão
Fazer um gol nesta partida não é fácil, meu irmão
Entrou de bola, e tudo!

2 comentários :

Anônimo disse...

Eu era fã desse cara, a melhor cabeça que já passou pelo futebol brasileiro. Depois dele, só o dr. Sécrates . Antes dele, porém, lembremos de Almir, que era outro tipo de rebelde...um admirável indisciplinado.
Messias Mendes

Anônimo disse...

eu sou fã de carteirinha desse grande craque,não só no futebol como da pessoa em si que ele é.....