"Possession" (1981), dirigido por Andrzej Żuławski, é um filme de horror psicológico que desafia categorizações simples, misturando elementos de horror corporal, drama conjugal e alegoria política. Ambientado no contexto de uma Berlim dividida, o filme explora temas como identidade, alienação e a desintegração de relacionamentos, tanto pessoais quanto sociais.
A história segue Mark (Sam Neill), um espião que retorna para casa, onde vive com sua esposa Anna (Isabelle Adjani) e seu filho pequeno em Berlim Ocidental. Ele descobre que Anna quer o divórcio, e ao investigar as razões por trás dessa decisão, Mark desvenda segredos perturbadores, incluindo o envolvimento de Anna com um amante misterioso e sobrenatural. O filme mergulha em um pesadelo surreal à medida que o relacionamento de Mark e Anna se deteriora, culminando em sequências grotescas e alucinatórias.
No cerne de "Possession" está a representação angustiante de um casamento em crise. O filme usa a desintegração do relacionamento de Mark e Anna como uma metáfora para o caos existencial e psicológico mais amplo. A transformação de Anna e seu envolvimento com o amante "monstruoso" podem ser interpretados como uma manifestação de seu caos interior e de seu desejo de libertação das amarras sociais e conjugais.
Żuławski emprega o horror corporal para externalizar os estados psicológicos dos personagens. A criatura que Anna dá à luz (criada por Carlo Rambaldi) é uma representação visceral do relacionamento tóxico do casal e das consequências monstruosas de seu entrelaçamento emocional e físico. As imagens gráficas e perturbadoras do filme desafiam o espectador a confrontar os aspectos mais sombrios da natureza humana.
Ambientado na Berlim da Guerra Fria, o filme pode ser lido como uma alegoria das divisões ideológicas e físicas da época. O relacionamento fragmentado de Mark e Anna espelha a tensão entre Oriente e Ocidente, enquanto a sensação de paranoia e instabilidade reflete o clima político do período.
A atuação de Isabelle Adjani como Anna é amplamente aclamada, especialmente por sua interpretação crua e descontrolada de uma mulher à beira da loucura. A famosa cena do metrô, em que ela tem um colapso visceral e convulsivo, é um dos momentos mais marcantes do filme. A interpretação de Sam Neill como Mark também é intensa, capturando a descida do personagem à obsessão e à violência.
"Possession" é deliberadamente ambíguo, recusando-se a fornecer explicações claras para seus eventos surreais. Essa abertura convida a múltiplas interpretações, tornando o filme um tema rico para análise. O uso de uma estrutura narrativa fragmentada e visuais oníricos por Żuławski cria uma sensação de desconforto e desorientação, mergulhando o espectador nas psiques fragmentadas dos personagens.
POSSESSION (1981)
dir. Andrzej Zulawski
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